Cães podem saber quando você está bravo só de olharem para sua cara
560
Compartilhamentos

Cães podem saber quando você está bravo só de olharem para sua cara

Último Vídeo

Você já se perguntou por que seu cachorro às vezes lambe o focinho sem motivo aparente? Se você presumiu que ele estava apenas limpando a boca depois de uma refeição, talvez você se surpreenda em saber que ele pode estar tentando se comunicar com você!

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Linconl, na Inglaterra, concluíram que lamber o focinho pode ser uma resposta ao fato de o cachorro ver um semblante de raiva na cara dos humanos.

Para essa conclusão, uma série de cenários foram criados: os cães visualizaram imagens de outros cachorros e de humanos, tanto do sexo feminino quanto do masculino, em situações de calma e de raiva. Também eram mostrados rostos junto com estímulos sonoros, como agrados ou xingamentos.

cãoLamber o focinho pode significar uma tentativa de comunicação quando o cachorro te vê bravo

Curiosamente, a voz irritada dos humanos não teve um impacto muito significativo no comportamento dos cães. “A lambida foi desencadeada apenas por pistas visuais (expressões faciais). Também houve um efeito de espécie, com lambidas mais frequentes ao olhar para humanos do que para outros cães. Isso pode indicar que esse comportamento está ligado à percepção dos animais sobre as emoções negativas”, explica a pesquisadora Natalia Albuquerque, da USP.

Esse processo deve ter surgido por conta da domesticação, já que o ser humano costuma ser uma espécie com bastante interação e estímulo visual entre si e entre outras espécies. Assim, por mais que os cães tenham uma visão menos aguçada do que os homens, eles aprenderam a interpretar esses estímulos através da percepção da insatisfação ou da raiva no rosto de seus donos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.