Cachorros entendem mesmo as emoções humanas?

03/05/2019 às 11:002 min de leitura

Cachorros são realmente os melhores amigos do homem, e não é à toa que esses animais são até mesmo utilizados em tratamentos terapêuticos com pessoas que passaram por um evento traumático, como a perda de um ente querido.

Quando estamos tristes e temos um cãozinho por perto, temos a sensação nítida de que esse animal simplesmente nos compreende e nos dá todo o suporte emocional possível.

Um estudo realizado sobre esse lado cuidador dos cachorros revelou que, realmente, eles têm a capacidade de compreender as emoções humanas. Para comprovar, cientistas de Budapeste avaliaram o comportamento de 11 cães, que foram submetidos a exames de ressonância magnética enquanto ouviam 200 exemplos de barulhos.

Amigos mesmo

cachorro

Entre os áudios que eles escutaram estavam vozes humanas, latidos de outros cachorros, grunhidos diversos, ruídos ambientais, e por aí vai. Os exames revelaram que, quando ouvem outros latidos, uma parte particular dos cérebros dos cachorros é ativada – essa área é comparável a uma que os humanos têm e que se liga quando ouvimos sons de outras pessoas falando.

Tanto na hora de ouvir outros latidos quanto no momento de escutar vozes humanas, uma região cerebral que fica atrás da orelha dos cães, e é conhecida como “área de voz”, acabou disparando em termos de atividade neurológica.

Quando a região correspondente ao reconhecimento de voz é ativada nos cérebros humanos, as pessoas conseguem entender melhor a emoção que os indivíduos transpassam através do que dizem – isso nos ajuda a diferenciar ironia de afeto, por exemplo. Com os cães, ainda que eles não entendam muitas palavras, a verdade é que conseguem distinguir as emoções do que estão ouvindo e sabem quando o discurso é triste e quando é feliz.

Cachorros são tão emocionalmente espertos que sabem até mesmo decifrar nuances das risadas humanas, então é por isso que a companhia de um cãozinho em um dia difícil é realmente capaz de melhorar o seu estado de espírito. São ou não são animais simplesmente fantásticos? Se você tem um deles esperando a sua chegada em casa, você é uma pessoa de muita sorte.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: