Lobas lançam ataque feroz contra invasora para proteger filhotes. Veja!

12/01/2018 às 06:012 min de leitura

A grande maioria das mamães do Reino Animal — incluindo as humanas — não costuma brincar em serviço quando o assunto é garantir a segurança dos filhotes. E você poderá ver um exemplo disso no vídeo que incluímos logo mais e que mostra o que pode acontecer quando um intruso tenta roubar bebezinhos da toca de uma feroz matilha de lobas-do-ártico (Canis lupus arctos).

De acordo com Stephanie Pappas, do site Live Science, o clipe foi capturado durante a produção de um documentário sobre esses belíssimos lobos, que habitam o Arquipélago Ártico Canadense. No caso do trecho que vamos compartilhar, a equipe de filmagens estava observando a dinâmica de quatro fêmeas que ficaram para trás cuidando dos filhotes enquanto os demais membros da matilha tinham saído para caçar com o lobo alfa.

Ataque feroz

Segundo o narrador do vídeo, quando as imagens foram capturadas, os filhotinhos tinham menos de duas semanas de vida, e a mãe, batizada pelo time de “Branca de Neve”, consciente da fragilidade dos pequenos e dos possíveis riscos que eles podem correr, se mostra indecisa sobre onde deixar a prole. É então que uma invasora toda enlameada e provavelmente de uma matilha rival se aproxima e decide lançar um ataque contra o grupo para matar os lobinhos. Assista:

Como você acabou de ver acima, assim que as lobas percebem a presença da intrusa, Branca de Neve organiza a defesa e as demais lobas se unem a ela no ataque. Vai saber o que se passou pela cabeça da fêmea rival — para lançar um ataque assim, sozinha, e contra quatro aliadas ferozes! O fato é que a corajosa (ou maluca) loba enlameada tenta se enfiar pela toca e chegar até os filhotes de todo jeito.

Em determinado momento, Black Spot, uma das companheiras de Branca de Neve, chega a deitar sobre uma das entradas da toca para bloqueá-la com o próprio corpo, e quando a intrusa mergulha pela outra entrada, as demais lobas a arrancam de lá a mordidas, arrancando-a de lá abocanhando e arrastado a loba para fora por uma de suas patas.

Um fato interessante é que, segundo o narrador do vídeo, nessas situações, o mais normal é que as lobas tivessem matado a invasora brutalmente. No entanto, depois de um dramático enfrentamento, Branca de Neve e suas ferozes companheiras deixam a intrusa ir embora. Outra coisa interessante que o time descobriu é que Black Spot estava ajudando Branca de Neve a amamentar os filhotes, o que sugere que ela deve ter tido lobinhos também, apesar de não haver sinal deles ou do companheiro dessa loba por perto.

Lobos do árticoSão animais belíssimos, você não concorda? (YouTube/Nature on PBS)

Será que outro intruso teria aparecido e conseguido devorar os filhotinhos de Black Spot? Poderia ser essa a razão de ela ter lutado de forma tão impetuosa e selvagem para proteger os bebês de Branca de Neve? O time responsável pela produção do documentário não conseguiu descobrir o que, afinal, aconteceu com a família de Black Spot, então, só nos resta fazer suposições.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: