
Ciência
12/01/2018 às 06:01•2 min de leitura
A grande maioria das mamães do Reino Animal — incluindo as humanas — não costuma brincar em serviço quando o assunto é garantir a segurança dos filhotes. E você poderá ver um exemplo disso no vídeo que incluímos logo mais e que mostra o que pode acontecer quando um intruso tenta roubar bebezinhos da toca de uma feroz matilha de lobas-do-ártico (Canis lupus arctos).
De acordo com Stephanie Pappas, do site Live Science, o clipe foi capturado durante a produção de um documentário sobre esses belíssimos lobos, que habitam o Arquipélago Ártico Canadense. No caso do trecho que vamos compartilhar, a equipe de filmagens estava observando a dinâmica de quatro fêmeas que ficaram para trás cuidando dos filhotes enquanto os demais membros da matilha tinham saído para caçar com o lobo alfa.
Segundo o narrador do vídeo, quando as imagens foram capturadas, os filhotinhos tinham menos de duas semanas de vida, e a mãe, batizada pelo time de “Branca de Neve”, consciente da fragilidade dos pequenos e dos possíveis riscos que eles podem correr, se mostra indecisa sobre onde deixar a prole. É então que uma invasora toda enlameada e provavelmente de uma matilha rival se aproxima e decide lançar um ataque contra o grupo para matar os lobinhos. Assista:
Como você acabou de ver acima, assim que as lobas percebem a presença da intrusa, Branca de Neve organiza a defesa e as demais lobas se unem a ela no ataque. Vai saber o que se passou pela cabeça da fêmea rival — para lançar um ataque assim, sozinha, e contra quatro aliadas ferozes! O fato é que a corajosa (ou maluca) loba enlameada tenta se enfiar pela toca e chegar até os filhotes de todo jeito.
Em determinado momento, Black Spot, uma das companheiras de Branca de Neve, chega a deitar sobre uma das entradas da toca para bloqueá-la com o próprio corpo, e quando a intrusa mergulha pela outra entrada, as demais lobas a arrancam de lá a mordidas, arrancando-a de lá abocanhando e arrastado a loba para fora por uma de suas patas.
Um fato interessante é que, segundo o narrador do vídeo, nessas situações, o mais normal é que as lobas tivessem matado a invasora brutalmente. No entanto, depois de um dramático enfrentamento, Branca de Neve e suas ferozes companheiras deixam a intrusa ir embora. Outra coisa interessante que o time descobriu é que Black Spot estava ajudando Branca de Neve a amamentar os filhotes, o que sugere que ela deve ter tido lobinhos também, apesar de não haver sinal deles ou do companheiro dessa loba por perto.
São animais belíssimos, você não concorda? (YouTube/Nature on PBS)
Será que outro intruso teria aparecido e conseguido devorar os filhotinhos de Black Spot? Poderia ser essa a razão de ela ter lutado de forma tão impetuosa e selvagem para proteger os bebês de Branca de Neve? O time responsável pela produção do documentário não conseguiu descobrir o que, afinal, aconteceu com a família de Black Spot, então, só nos resta fazer suposições.