O menor felino do mundo também é um dos mais fofos que existem. Confira!

17/01/2018 às 06:311 min de leitura

Você já tinha ouvido falar a respeito de um gatíneo conhecido como gato-ferrugem-pintado? Da espécie Prionailurus rubiginosus, esse bichinho é considerado como o menor felino do mundo e, como você vai ver a seguir, ele certamente está entre os mais fofos que existem! Confira uma imagem:

Gato-ferrugem-pintadoNão é uma fofurice? (YouTube/BBC)

Gatíneo fofíneo

De acordo com um vídeo produzido pelo pessoal da BBC — e que você poderá assistir logo mais —, os gatos-ferrugem-pintados são nativos das florestas do Sri Lanka e, quando adultos, cabem na palma da mão. Esses pequenos predadores se alimentam de pequenos animais, como ratos e aves, embora tenham sido observados consumindo insetos, como cupins, costumam pesar pouco mais de um quilo e são considerados como animais raros.

Com relação à reprodução desses gatinhos, a gestação tem duração de aproximadamente 67 dias e as fêmeas geralmente têm entre um e três filhotes por cria. Esses animais geralmente vivem em torno de 12 anos e existem exemplares que são criados em cativeiro, mas é importante frisar que os gatos-ferrugem-pintados são animais silvestres e, portanto, devem ser deixados em paz na natureza. Assista ao vídeo da BBC a seguir:

Segundo a narração do vídeo, o bichinho seguido pela equipe da BBC pode parecer apenas um filhote, mas já é um animal quase adulto. Ainda de acordo com o narrador, o exemplar está prestes a partir para uma vida solitária e se virar sozinho na floresta. Extremamente curiosos, esses bichinhos não se acovardam na hora de se aventurar pelo ambiente e, por conta disso, acabam se expondo a situações de risco.

Infelizmente, um levantamento conduzido em 2002 apontou que a população desses adoráveis animaizinhos era menor que 10 mil indivíduos e, portanto, os gatos-ferrugem-pintados do Sri Lanka são uma espécie vulnerável à extinção.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: