Ilha do Desapontamento: ela existe, é inabitada e tem uma história triste
304
Compartilhamentos

Ilha do Desapontamento: ela existe, é inabitada e tem uma história triste

Último Vídeo

Sabe aqueles dias em que você acorda depressivo e querendo se isolar do mundo para digerir os seus problemas? A Ilha do Desapontamento parece ser o destino ideal para você! O único detalhe é que você precisaria viajar mais de 12 mil km, em linha reta, até a Nova Zelândia. A tal ilha fica no arquipélago de Auckland, ao sul do país insular.

Esse arquipélago é composto de sete ilhas inabitadas. Na Ilha do Desapontamento, um dos únicos habitantes são os albatrozes-brancos, com quase toda a população mundial da espécie vivendo por lá. Além deles, a saracura-das-aucklands, que acreditava estar extinta, foi reencontrada na década de 1960.

Acredita-se que a Ilha do Desapontamento tenha recebido esse nome em 1806 pelo marinheiro britânico Abraham Bristow, que procurava lugares para criar assentamentos humanos para a caça de baleias e se decepcionou com o arquipélago, que era muito inacessível na época.

Ilha do desapontamentoMais de 65 mil pares de albatrozes-brancos vivem na ilha, praticamente toda a população mundial da espécie

Mais tarde, a ilha acabou virando palco de duas tragédias: na primeira delas, em 1866, um navio afundou nas proximidades e vitimou 68 pessoas. Milagrosamente, o naufrágio teve 15 sobreviventes, que conseguiram nadar até a Ilha do Desapontamento, onde tiveram que esperar mais de 18 meses pelo resgate!

Outro naufrágio aconteceu ali por perto em 1907, matando 12 homens e deixando 16 à deriva. Os sobreviventes conseguiram chegar à triste ilha, onde esperaram por mais de 7 meses até serem encontrados e resgatados.

ilhaIlha do Desapontamento faz parte do arquipélago Auckland

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.