153
Compartilhamentos

Confira 5 invenções geniais que podem bombar nos próximos verões

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Basicamente, as invenções surgem de necessidades do cotidiano. No entanto, muitas vezes as ideias são tão boas que acabam se disseminando e fazendo parte do dia a dia de outras pessoas. Aliás, inúmeras novidades já foram desenvolvidas por brasileiros — e, segundo Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores, existem várias que prometem ser as estrelas das próximas estações.

“A capacidade do brasileiro para criar é inquestionável, mas nem sempre o inventor acredita na sua própria capacidade, então muitas das ideias que seriam úteis acabam evaporando”, afirma Mazzei.

E falando em estações, que tal focarmos na favorita da maioria das pessoas: o verão? A caixa de isopor para carregar bebidas, por exemplo, é uma criação muito associada a esse período e facilmente encontrada em uma roda de pessoas na praia. Por mais simples que seja o invento, ele jamais sairia do papel se o idealizador não levasse sua ideia adiante. Conheça a seguir 5 invenções incríveis que prometem ser sucesso nos próximos verões:

1 – Churrasqueira para fogão

Churrasqueira para fogão

Sabe aquele churrasco com os amigos ou o grelhado durante a semana? A Jobs Grill permite o preparo dessas delícias sem sujeira e fumaça. Criada por Rodrigo Jobs Contin, ela é adaptada em cima das bocas do fogão e funciona como uma grelha, sem a necessidade de carvão. Compacta, é ideal até mesmo para apartamentos, e o calor da churrasqueira pode ser controlado por meio dos botões do eletrodoméstico.

2 – Carregador solar portátil com fixadores articulados

Carregador portátil

Na praia ou na piscina, quem nunca se sentiu incomodado com o sol batendo no rosto? A criação de Reilson Rodrigues e Juliano Fischer é voltada para aqueles que desejam desfrutar de um dia de lazer com direito a proteção contra os raios solares e, de quebra, usufruir de aparelhos como celular ou tablet sem se preocupar com o consumo de bateria. O invento é portátil e pode ser fixado em uma cadeira espreguiçadeira, fazendo sombra à cabeça, ao mesmo tempo que a energia solar é usada para recarregar baterias de eletrônicos por meio de cabo USB.

3 – Cadeira giratória automatizada para banho de sol

Para quem gosta de pegar um bronzeado, as inventoras Cristina Mendieta e Ana Luiza Groisman desenvolveram a Girassol, uma cadeira giratória automatizada que pode ser usada em resorts, campings, residências e, claro... praias. Por meio de captação de energia solar, ela acompanha os movimentos do sol para que o usuário pegue aquela corzinha — enquanto protege seu rosto por meio de sombra — e, de quebra, faz a recarga de bateria de celulares com energia limpa, com direito a caixas de som acopladas, além de roteador WiFi e Bluetooth.

4 – Lixeira reciclável para praia

Lixeira reciclável

A ideia do formato da lixeira ecológica surgiu dos origamis. Resistente, ela tem pontas que podem ser ajustadas na areia — e o melhor é que, depois de utilizada, a lixeira pode ser descartada junto com os resíduos. Segundo os inventores Ana Aline Simões e Mauro, o objeto é sustentável desde a produção. “Além da praticidade para carregar e para descartar, a Lixeireba é feita com papel reciclado, ajudando a contribuir com a preservação do meio ambiente e com a limpeza das praias”.

5 – Direcionador de água de bebedouros

Direcionador de água

Bateu aquela sede depois de uma corrida no clube, na academia ou até mesmo daquela caminhada no calçadão? O EasyWaterTooth, invento de Luciano Pereira Batista, foi elaborado para direcionar o fluxo da água para a boca e evitar o contato direto com torneiras e bebedouros públicos. “O aparelho é colocado com o orifício de entrada sob o jato d’água que sai da torneira e vai parar no de saída, somente com a força da própria água, sem necessidade de fontes de energia”, explica Luciano.

***

E aí, caro leitor, você tem uma ideia genial e não sabe como tirar o seu projeto do papel? Para o presidente da Associação Nacional dos Inventores, a falta de conhecimento da lei é o principal obstáculo para o inventor. “Muitos levam o produto ao mercado sem patentes e acabam enganados ou com suas ideias roubadas. A ANI auxilia os inventores desde a concepção da ideia até o oferecimento do projeto de forma correta para as empresas”, conclui Carlos Mazzei.

*Via assessoria.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.