Os animais sabem contar?

17/02/2018 às 09:002 min de leitura

Animais são espertos, isso já sabemos. Se não em nossa própria casa, é fácil encontrar vídeos na internet mostrando que cães e gatos, por exemplo, frequentemente, recorrem às mais diversas estratégias para ganhar um carinho ou um alimento delicioso. Mas será que essa inteligência avança e chega ao ponto de eles conseguirem contar?

No início do século passado, existiu um cavalo chamado Clever Hans, que segundo seu treinador sabia contar. Ele fazia apresentações e com sua pata batia em uma caixa de madeira para indicar o resultado das contas em um cavalete na sua frente. Durante os shows, ele raramente errava — isso só acontecia quando não entendia os sinais de seu parceiro, que indicava com movimentos sutis das mãos quando Hans deveria bater na caixa. Ele não sabia contar, mas sua habilidade para observar pequenas indicações feitas pelo treinador, que passavam despercebidas da plateia, era formidável.

1

Dentre os primatas, e após os seres humanos, chimpanzés são os animais mais inteligentes, o que foi provado em uma pesquisa feita nos anos 80. Nela foram colocados chocolates em dois recipientes (até cinco pedaços em cada um), e chimpanzés precisavam contar e indicar qual deles possuía mais elementos. Em 90% das vezes os animais conseguiram acertar, indicando que sabiam avaliar as quantidades.

2

Apesar da dificuldade de testar o quanto animais conseguem contar especificamente, o que se confirmou foi que eles têm senso de quantidade, e isso faz muito sentido considerando a necessidade de sobrevivência. Algumas pesquisas indicam até que animais já nascem com essa qualidade, e em uma delas, feita em 2015, cientistas descobriram que pintinhos com 3 dias de idade demonstram essa habilidade.

Seja para escolher em qual árvore subir por ter mais frutas, se vale a pena enfrentar uma determinada quantidade de inimigos, considerando o tamanho do seu bando, ou mesmo saber quantos filhotes têm e se nenhum foi se aventurar fora do ninho, o fato é que animais têm noção de quantidade.

Seu cão ou gato infelizmente não vai poder ajudar com a lição de Matemática, mas eles conseguem escolher entre dois potes com quantidades diferentes de comida. E nisso damos razão total a eles.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: