7 dicas essenciais para cuidar de um gatinho cego

20/02/2018 às 14:312 min de leitura

1. Mantenha-o dentro de casa

O ideal seria que todos os gatos fossem criados indoor, para evitar a proliferação de filhotes abandonados. Porém, no caso de gatinhos cegos essa é uma recomendação muitíssimo importante, já que voltar para dentro de casa é muito mais difícil para eles. Isso não impede, entretanto, que você tente ensiná-lo a andar com uma guia, sempre ao seu lado, é claro!

gatoPassear na coleira está liberado

2. Nunca mude seus objetos de lugar

Deixe a caixa de areia e os potes de água e ração sempre no mesmo lugar, de preferência próximos um ao outro, para o gato nunca se perder dentro da casa. Em residências maiores, pode ser uma boa ideia ter mais de uma caixinha de areia para as necessidades do gatinho cego, já que pode ser mais difícil para ele encontrar o lugar certo com rapidez. Falando nisso, evite as caixas cobertas que dificultam o olfato.

gato

3. Deixe sua casa arrumada

O gatinho cego precisa conhecer o ambiente, por isso, objetos largados podem ser um problema na sua rotina. Evite deixar coisas caídas pelo caminho ou que possam desabar sobre o seu bichano. Até mesmo novos brinquedos devem ser introduzidos aos poucos, para não assustá-los.

gato

4. Como lidar com escadas

Uma tática é usar essências diferentes na base e no topo da escada para o gatinho cego aprender os limites e a hora de parar. O olfato é uma das principais características dos bichanos e é especialmente apurado naqueles que perderam a visão.

gato

5. Não tenha medo de ter outros gatos

As técnicas para apresentar um gatinho cego a outro que enxerga não diferem daquelas usadas nos casos em que ambos possuem visão. Apresente-os aos poucos, através de frestas de porta, por exemplo, e faça-os se acostumar um com o outro. Agora, se você for adotar um gato cego que já esteja familiarizado com um gato que enxerga, o ideal é você adotar os dois, pois o segundo pode servir de guia e porto seguro para seu bichano especial.

gatos

6. Cuidado com o peso

Os gatos cegos tendem a ser mais sedentários por conta do medo da locomoção. Isso não é uma regra, é claro, mas caso o seu gatinho se encontre nessa condição, é bom ficar atento ao seu peso para que ele não se torne obeso e não desenvolva problemas de saúde por conta disso. Invista em brinquedos que apelem para outros sentidos, como o olfato e a audição, para estimular esses gatinhos a brincar mais e, consequentemente, gastar mais energia.

cegoGatinho cego abraçando vídeo de pianista

7. Cuide dos olhos de seus gatos

Algumas doenças que levam à cegueira podem ser evitadas tendo bastante atenção às condições dos olhos de seus gatinhos e agindo rapidamente ao sinal de qualquer anomalia. Por isso, sempre fique atento a alterações, principalmente em gatos mais idosos. Além disso, mantenha os olhos de seus animais – tanto os ceguinhos quanto os que enxergam – sempre limpos, para evitar que bactérias piorem a saúde ocular dos bichanos. 

gato

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: