Noruega vai gastar US$ 13 milhões para reformar Silo do Fim do Mundo

06/03/2018 às 13:011 min de leitura

No mundo todo, medidas estão sendo tomadas em relação ao aquecimento global. A  cada dia vemos novas evidências de que, lentamente, o planeta vai cobrando o preço pelo excessivo uso de seus recursos. Além disso, sempre existe a ameaça de um conflito de proporções globais, que pode pôr em risco a existência da raça humana.

Por isso, a Dinamarca construiu um “Silo do Fim do Mundo”, no intuito de preservar sementes do mundo todo; assim, caso algo aconteça e a extinção de alguma espécie seja iminente, medidas podem ser tomadas na região afetada, e a base para a reconstrução estará estocada nessa estrutura.

Como já mostramos aqui no Mega, o silo sofreu uma infiltração em 2017, quando o permafrost, tipo de solo encontrado em regiões muito frias, começou a derreter. Até foram considerados vários possíveis desastres naturais, mas esse não estava na lista.

Exemplo de permafrostExemplo de permafrost

A reforma do Silo

Agora, foi anunciado que a Noruega vai gastar US$ 13 milhões para construir um novo túnel de acesso em concreto e uma edificação auxiliar para gerar energia em caso de emergência, além de manter a refrigeração de equipamentos que geram calor enquanto funcionam. A estrutura é capaz de armazenar 4,5 milhões de diferentes tipos de sementes, mas atualmente mantém 890 mil amostras de praticamente todos os países do mundo.

2

Em 2015, a reserva foi utilizada para alimentar outros silos, localizados no Marrocos e no Líbano, após o banco de sementes localizado em Aleppo, na Síria, ter sido danificado devido à guerra civil no país. Desde então, as amostras foram cultivadas e estocadas novamente na Dinamarca, em 2017.

Na mesma região, existe outro arquivo, mas esse guarda dados de uma forma comercial. Com o mesmo objetivo do silo de sementes, ele promete estocar qualquer tipo de material e proteger contra catástrofes. Parando para pensar, iniciativas como essa são necessárias, pois não sabemos aonde nossas atitudes estão nos levando. Esperamos que os problemas futuros sejam menores do que aparentam.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: