Você já ouviu um papo estranho de que as vacas sabem quando vai chover?

Você já ouviu um papo estranho de que as vacas sabem quando vai chover?

Último Vídeo

Você já tinha ouvido falar que as vacas seriam capazes de prever a chegada de tempestades? Pois é, caro leitor, de acordo com Joseph Castro, do site Live Science, segundo dizem, quando pressentem que tem chuva chegando, os bovinos deitariam no chão em preparação para o banho, o que, de certa forma, serviria de aviso para os mais observadores. Nós do Mega Curioso nunca tínhamos ouvido esse papo, mas achamos interessante mesmo assim e decidimos compartilhar por aqui — para aumentar o seu e o nosso repertório de curiosidades!

Vacas deitadas(Lorna Sixsmith)

Será?

Segundo Joseph, existem várias teorias para explicar esse suposto comportamento das vaquinhas meteorológicas, como a de que elas se deitariam para manter um pedacinho de pasto seco para comer depois da chuva ou, ainda, para preservar seus estômagos — uma vez que eles seriam especialmente sensíveis às variações na pressão atmosférica.

Tem também a explicação maluca de que as patas das vacas possuiriam estruturas microporosas que absorveriam rapidamente a umidade do ar — e com o acúmulo de líquidos, elas acabariam perdendo força para suportar o peso dos bovinos, daí eles não teriam outra opção além de se deitar e esperar a chuva passar.

Vaquinha de boas(Wikimedia Commons/Daniel Schwen)

No entanto, como você já deve ter suspeitado, não existem evidências científicas que comprovem nenhuma dessas teorias — especialmente a última! —, e a verdade é que as vacas se deitam por vários motivos. Entretanto, anunciar a chegada iminente de uma chuvarada não parece estar entre eles — e, segundo Joseph, se você se deparar com bovinos deitadinhos, o mais provável é que eles tenham feito isso para ruminar tranquilos!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.