No comecinho de 1945, quando os rumos da Segunda Guerra Mundial já não estavam assim tão claros para os nazistas, Adolf Hitler decidiu transferir sua residência para o Führerbunker, ou seja, para o abrigo construído para mantê-lo seguro durante ataques aéreos que pudessem ocorrer em suas visitas a Berlim. O dia da mudança foi o 16 de janeiro — e o local se transformou no centro de comando do Führer até o seu suicídio, cometido em 30 de abril daquele mesmo ano.
Abrigo infame
De acordo com Katie Serena, do site All That Is Interesting, o bunker foi decorado com móveis de qualidade e bom-gosto, assim como com diversas obras de arte. Além disso, o abrigo contava com uma grande área para o armazenamento de alimentos, uma sala de reuniões, uma de espera e dois quartos — um para Hitler e outro para Eva Braun, sua amante e esposa (ainda que tenha sido por apenas um dia).
Eva Braun e Hitler (The Local - Germany)
A estrutura foi construída sob a Chancelaria do Reich e, na verdade, era dividida em duas partes: uma menor, que ficava bem debaixo do porão da chancelaria, e uma maior e bem mais reforçada, que se estendia pelo terreno que ficava sob o jardim da propriedade. A área menor, conhecida como Vorbunker, servia de acesso para o Führerbunker propriamente dito, e abrigava a cozinha e a sala de jantar.
Ademais, em caso de invasão, a passagem entre o Vorbunker e o Führerbunker podia ser bloqueada — o que nunca chegou a acontecer —, e essa área menor acabou sendo ocupada por Goebbels, o ministro da propaganda de Hitler, e sua família. Hoje, apenas alguns cômodos do bunker existem, mas eles se encontram fechados ao público e invisíveis na superfície. As imagens que você vai ver a seguir foram registradas após a queda do regime nazista e o suicídio do Führer e nos dão uma ideia de como era a vida por lá. Confira:
1 – Este era o exterior do bunker quando ele foi capturado
(All That Is Interesting)
2 – Obra de arte do século 16 encontrada no interior do abrigo
(All That Is Interesting)
3 – Uma das mesas do centro de comando de Hitler após o bunker ser invadido
(All That Is Interesting)
4 – Caixa contendo documentos
(All That Is Interesting)
5 – Prateleiras para armazenar documentos
(All That Is Interesting)
6 – Sofá e outros móveis no interior do abrigo
(All That Is Interesting)
7 – Bunker destruído após ser invadido
(All That Is Interesting)
8 – Um dos cômodos do abrigo
(All That Is Interesting)
9 – O local onde fica o que restou do Führerbunker
(All That Is Interesting)
Bônus
Imagem capturada na véspera de Hitler cometer suicídio
(All That Is Interesting)
Suposto cadáver de Hitler antes de ele ser cremado
(All That Is Interesting)