
Artes/cultura
08/03/2018 às 08:01•1 min de leitura
O pessoal do Ocean Collective Media, da Austrália, publicou uma impressionante foto em seu Facebook: na imagem, é possível ver um gigantesco tubarão-baleia (Rhincodon typus) se aproximando de um barco cheio de turistas. A imagem foi capturada pelo fotógrafo Tom Cannon no começo desta semana e está fazendo o maior sucesso, apesar de algumas pessoas acharem que é fake – o Ocean Collective jura que ela é legítima.
Essa é a maior espécie de peixe do mundo, mas, ao contrário de muitos tubarões, o baleia não oferece riscos, sendo bastante manso – pode acreditar! Ele se alimenta através de filtragem da água, absorvendo plânctons e pequenos peixes como sardinhas e anchovas nesse processo.
Um detalhe interessante é que o tubarão-baleia costuma viver em grandes profundidades, inclusive em lugares onde o corpo humano não suporta a pressão. Mesmo assim, em algumas regiões como a Ningaloo Reef e o Exmouth, ambas na Austrália, eles podem ser visto mais próximos da superfície, como é o caso deste fotogênico bichão.
É só tamanho e curiosidade animal
Na imagem, ele aparece com sua enorme boca aberta dando a impressão de que vai engolir o barco de turistas. Entre março e julho é a melhor época para avistar os tubarões-baleias na área, mas, pelo jeito, foram os humanos que chamaram a atenção desse curioso “monstro” dos mares.
O tubarão-baleia pode chegar a até 12 metros e pesar mais de 13 toneladas. Ele tem uma cabeça achatada e uma boca que atinge 1,5 m, entretanto, seus olhos são bem pequenos. Será que é por isso que o da foto chegou tão perto para ver os turistas? É bastante comum encontrar empresas que inclusive organizam mergulhos junto com esses tubarões.
A maior parte da população de tubarões-baleias está nos oceanos Índico e Pacífico. Porém, essa é uma espécie ameaçada de extinção.