UAU: Tubarão-baleia gigante é fotografado próximo a barco de turistas

08/03/2018 às 08:011 min de leitura

O pessoal do Ocean Collective Media, da Austrália, publicou uma impressionante foto em seu Facebook: na imagem, é possível ver um gigantesco tubarão-baleia (Rhincodon typus) se aproximando de um barco cheio de turistas. A imagem foi capturada pelo fotógrafo Tom Cannon no começo desta semana e está fazendo o maior sucesso, apesar de algumas pessoas acharem que é fake – o Ocean Collective jura que ela é legítima.

Essa é a maior espécie de peixe do mundo, mas, ao contrário de muitos tubarões, o baleia não oferece riscos, sendo bastante manso – pode acreditar! Ele se alimenta através de filtragem da água, absorvendo plânctons e pequenos peixes como sardinhas e anchovas nesse processo.

Um detalhe interessante é que o tubarão-baleia costuma viver em grandes profundidades, inclusive em lugares onde o corpo humano não suporta a pressão. Mesmo assim, em algumas regiões como a Ningaloo Reef e o Exmouth, ambas na Austrália, eles podem ser visto mais próximos da superfície, como é o caso deste fotogênico bichão.

tubarã-baleiaÉ só tamanho e curiosidade animal

Na imagem, ele aparece com sua enorme boca aberta dando a impressão de que vai engolir o barco de turistas. Entre março e julho é a melhor época para avistar os tubarões-baleias na área, mas, pelo jeito, foram os humanos que chamaram a atenção desse curioso “monstro” dos mares.

O tubarão-baleia pode chegar a até 12 metros e pesar mais de 13 toneladas. Ele tem uma cabeça achatada e uma boca que atinge 1,5 m, entretanto, seus olhos são bem pequenos. Será que é por isso que o da foto chegou tão perto para ver os turistas? É bastante comum encontrar empresas que inclusive organizam mergulhos junto com esses tubarões.

A maior parte da população de tubarões-baleias está nos oceanos Índico e Pacífico. Porém, essa é uma espécie ameaçada de extinção.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: