Um disco e uma abertura num papel nunca foram tão impressionantes
03
Compartilhamentos

Um disco e uma abertura num papel nunca foram tão impressionantes

Último Vídeo

Se você gosta de desafios, está na página certa. Imagine um papel com uma abertura quadrada recortada no meio, pegue um disco maior do que esse quadrado e tente passá-lo para o outro lado. Acha impossível? Talvez não seja, só depende das dimensões dos elementos e da maneira como isso será feito.

Segundo o matemático da Universidade de Stanford Tadashi Tokieda, se você dobrar a folha da forma correta e respeitar o limite de dimensões dos elementos, é totalmente possível. Veja o vídeo abaixo do canal Numberphile para ter uma ideia de como isso funciona:

Tokieda explica no vídeo que isso tem a ver com as dimensões inerentes da folha de papel, que possui duas dimensões, e o fato de que o quadrado modifica suas propriedades ao se transformar em um espaço tridimensional. Não pense que só você achou a explicação confusa, mas vamos tentar traduzir.

Disco

Se você medir o diâmetro do disco e comparar com a diagonal da abertura feita no pedaço de papel, que é a maior distância livre dentro do quadrado, perceberá que não existe espaço suficiente para a passagem. Isso acontece por limitações dos objetos em duas dimensões.

Agora, quando o papel é dobrado da forma como mostra o vídeo, a abertura para a passagem do disco fica igual a duas vezes um dos lados do quadrado, devido à transformação da folha em um objeto tridimensional.

DimensõesDimensões que devem ser utilizadas para reprodução do efeito

Utilizando as dimensões indicadas, é possível desafiar outras pessoas e ver o semblante de surpresa após a passagem do disco. Fica a dica.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.