
Ciência
11/03/2018 às 06:00•1 min de leitura
Se você gosta de desafios, está na página certa. Imagine um papel com uma abertura quadrada recortada no meio, pegue um disco maior do que esse quadrado e tente passá-lo para o outro lado. Acha impossível? Talvez não seja, só depende das dimensões dos elementos e da maneira como isso será feito.
Segundo o matemático da Universidade de Stanford Tadashi Tokieda, se você dobrar a folha da forma correta e respeitar o limite de dimensões dos elementos, é totalmente possível. Veja o vídeo abaixo do canal Numberphile para ter uma ideia de como isso funciona:
Tokieda explica no vídeo que isso tem a ver com as dimensões inerentes da folha de papel, que possui duas dimensões, e o fato de que o quadrado modifica suas propriedades ao se transformar em um espaço tridimensional. Não pense que só você achou a explicação confusa, mas vamos tentar traduzir.
Se você medir o diâmetro do disco e comparar com a diagonal da abertura feita no pedaço de papel, que é a maior distância livre dentro do quadrado, perceberá que não existe espaço suficiente para a passagem. Isso acontece por limitações dos objetos em duas dimensões.
Agora, quando o papel é dobrado da forma como mostra o vídeo, a abertura para a passagem do disco fica igual a duas vezes um dos lados do quadrado, devido à transformação da folha em um objeto tridimensional.
Dimensões que devem ser utilizadas para reprodução do efeito
Utilizando as dimensões indicadas, é possível desafiar outras pessoas e ver o semblante de surpresa após a passagem do disco. Fica a dica.