Os telhados icônicos de Bermudas têm uma função importantíssima para vida

21/03/2018 às 10:302 min de leitura

As ilhas Bermudas, no Oceano Atlântico, são famosas por vários motivos: ficam na região triangular em que vários mistérios aconteceram, estão na rota de furacões e possuem uma arquitetura bastante peculiar. Esse último detalhe é uma característica bastante importante da ilha, apesar de ser menos falado. Trata-se do formato dos telhados das construções de lá, que são pintados de branco e possuem várias camadas.

O que para muitos turistas pode parecer apenas um padrão estético, na verdade esse tipo de telhado tem a finalidade de captar a água das chuvas. No final do século 17, os moradores começaram a trocar os telhados de folhas de palmeiras por telhas de pedra. A intenção inicial era tentar evitar que as coberturas saíssem voando com a passagem de ventos mais fortes.

Só que existe outro detalhe nas ilhas Bermudas: elas não possuem fontes naturais de água potável. Por isso, os habitantes precisam coletar o máximo que conseguirem da chuva, e é aí que entram os telhados em camadas. Como cada casa por lei precisa ter sua própria cisterna subterrânea, esperar que apenas uma calha no final do telhado desse conta de absorver todo o líquido pluvial era um pouco demais, por isso o escalonamento ajuda a criar mais pontos de captação de água.

bermudasFormato ajuda na captação da água da chuva

Já a tintura branca é usada para refletir os raios ultravioletas do Sol e com isso ajudar na purificação a água da chuva. A cor também permite que os interiores das residências permaneçam mais frescos. E como chove em Bermudas o ano todo, o sistema se mostrou extremamente funcional .

Há algumas décadas, os moradores também passaram a criar cisternas para a água salgada do mar. Ela é usada principalmente em descargas, ajudando a economizar a água potável para suas principais finalidades. Programas governamentais também ajudam a população a economizar o máximo possível de água para atividades diversas, como regar o jardim, por exemplo.

Mesmo assim, com o crescimento populacional e turístico, em algumas épocas é possível que a água se torne mais escassa. Para resolver esse problema, Bermudas já conta com 6 estações de dessalinização da água marinha.

bermudasDo alto, é possível ver que as construções possuem telhados brancos

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: