Fotos incríveis revelam poder de erupção vulcânica que durou 5 anos

23/04/2018 às 09:002 min de leitura

Pelo mundo, muitos vulcões entram em erupção todos os anos. Elas nem sempre são espetaculares, mas mostram que nosso planeta está em constante modificação. Uma das principais regiões onde essas atividades ocorrem é o Círculo de Fogo do Pacífico, área de grande instabilidade geológica.

Por mais que o Kilauea se localize no centro do círculo — no estado americano do Havaí — e não nas bordas, onde as tendências de atividades vulcânicas são maiores, em 24 de maio de 1969 um profundo estrondo anunciou que ele estava prestes a entrar em erupção.

Círculo de Fogo do PacíficoCírculo de Fogo do Pacífico, com o Havaí localizado no centro

Durando um total de 1.774 dias, essa espetacular erupção ficou conhecida como Mauna Ulu e foi a mais longa em pelo menos dois milênios.

Antes do acontecimento, a equipe do Observatório de Vulcões do Havaí notou que o reservatório de magma do vulcão estava inchado, mas não esperava que a erupção durasse tanto tempo. Ela gerou 12 grandes fontes de lava, tornando o fenômeno tão grande que foi chamado de Mauna Ulu — ou montanha crescente, em sua língua ancestral.

2

Espetáculo natural 

Essas imagens são, até hoje, um dos melhores registros de um vulcão em erupção, incluindo entre eles a foto de um domo de lava, um dos fenômenos mais raros ocorridos na ocasião.

Normalmente, as explosões se dão sem nenhuma ordem, jogando lava para todos os lados, mas esse domo criado pela erupção faz com que ela se organize em um formato redondo, criando um visual incrível.

3

Ao contrário do que pode parecer, essas fotos foram tiradas de uma região em que a lava já estava solidificada, e não do mar.

O Centro de Pesquisa de Atividades Geológicas dos Estados Unidos postou em sua conta do Twitter uma das fotos, com a hashtag #tbt, como forma de relembrar a erupção. Nela é mostrado um domo que alcançou incríveis 20 metros de altura. Existem registros de outros momentos, em que a lava chegou a atingir 75 metros, altura equivalente a um prédio de 25 andares!

Outro registro que impressiona é a cascata de lava, que se formou devido ao tempo que a erupção durou.

4

Por mais distantes que os observadores estivessem, em alguns momentos era necessário se esconder atrás de outras pedras para diminuir a sensação de calor. Em outras ocasiões, grama seca, próxima à plataforma de observação, pegou fogo espontaneamente, devido ao calor intenso.

5

O Kilauea ainda é um vulcão ativo, produzindo regularmente espetáculos de explosão de lava. Mesmo tendo durado 5 anos, essa erupção não é a mais longa registrada. Esse título pertence ao Monte Stromboli, na Itália, com registros de erupções ininterruptas desde o século 7 a.C.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: