Entenda por que canudos de plástico são tão prejudiciais para os oceanos

07/07/2019 às 08:002 min de leitura

Quando pedimos uma bebida, seja num restaurante ou numa lanchonete de rua, é quase certo que haverá um canudo plástico disponível. Eles tornam o consumo do produto mais fácil e higiênico, mas para a natureza estão se tornando um problema, e por isso deveríamos começar a rever o custo-benefício dessa comodidade.

1

Geralmente, os canudos são feitos de polipropileno, um material reciclável mas não biodegradável. Ou seja, quando encaminhados para uma central de reciclagem, existe a possibilidade de reutilização, mas uma vez que eles caiam no mar ou fiquem em lixões, se desintegram muito lentamente, causando problemas para o meio ambiente e animais.

2

Esse tipo de situação é triste, pois acaba gerando cenas como a da imagem acima, em que pesquisadores retiram um canudo de dentro do nariz de uma tartaruga. Se você sofre ao ver animais em situações de dor ou desconfortáveis, pode se chocar com o vídeo abaixo.

Ainda que os canudos consigam chegar a uma central de reciclagem, suas dimensões fazem com que nem sempre sejam triturados como necessário, pois eles escorregam pelos vãos da máquina. Isso causa problemas, visto que, mesmo sendo encaminhados corretamente, eles podem acabar na natureza.

Canudo retiradoCanudo retirado do nariz de uma tartaruga

Embora haja a possibilidade de corrigir esse problema, o uso de plástico é um problema global. Apesar de a conscientização ser cada vez maior, nem tudo consegue ser reciclado, e mesmo quando isso acontece, problemas continuam existindo.

Os microplásticos

Qualquer objeto de plástico não biodegradável, quando jogado na natureza, começa a se desmanchar com o tempo, podendo levar de 50 a 200 anos até a total desintegração. Esse longo período dá origem aos microplásticosque um dia fizeram parte de algum objeto maior, mas possuem menos de 5 milímetros de comprimento.

Além da própria decomposição do material, sua origem pode ser de produtos cosméticos que possuem esfoliantes, como cremes ou pastas de dentes. Com pequenas dimensões, esses elementos passam pela maioria dos filtros de água, se mantendo no meio ambiente e prejudicando os animais que ali vivem.

Exemplo de microplásticosExemplo de microplásticos

O impacto dos microplásticos é grande, pois os animais que vivem na água os ingerem naturalmente; isso gera problemas tanto para eles quanto para nós, que os utilizamos como fonte de alimentação. Tamanho é o reflexo desse problema, que já estão sendo feitos estudos analisando a possibilidade de estarmos respirando microplásticos.

Assim como as sacolas plásticas de supermercados, esses utensílios não vão ser banidos tão cedo da vida cotidiana em grandes cidades. O que algumas campanhas tentam fazer, entre elas a The Last Plastic Straw (o último canudo de plástico), é conscientizar as pessoas sobre as consequências desse uso. Com isso, espera-se que sejam apresentadas soluções mais sustentáveis, que não gerem tantos problemas para o meio ambiente. O planeta e as tartarugas agradecem.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: