Conheça a galinha Dong Tao e seus pés gigantes

01/05/2018 às 08:002 min de leitura

À primeira vista, os pés dessas galinhas parecem estranhos — e talvez até nojentos , mas no Vietnã elas são uma iguaria que poucas pessoas têm acesso. Antigamente, esses animais eram consumidos somente pela nobreza e em rituais sagrados, mas hoje em dia basta ter dinheiro para experimentar esse prato exótico.

1

As galinhas Dong Tao chegam a pesar até 6 quilos quando adultas, e suas patas podem ser tão grossas quanto um pulso. Os galos geralmente são coloridos, enquanto as galinhas são brancas.

Alta demanda

Esses animais são considerados iguarias culinárias por possuírem uma carne muito saborosa. Unindo a alta demanda e uma dificuldade na criação, temos preços exorbitantes. Um quilo de sua carne custa em média 18 dólares (cerca de 60 reais) o quilo, dependendo do corte. Já no caso de animais vivos, os valores são ainda mais altos, sendo que o quilo dos exemplares mais valorizados, com pernas grossas e fortes, pode ser vendido por 280 dólares (aproximadamente 950 reais)!

2

A demanda aumenta muito durante o Tet, o Ano-Novo vietnamita, tanto que em 2013 um agricultor da cidade de Ho Chi Minh se recusou a vender um par de frangos por 2,5 mil dólares, durante a época de festas. A carne dos Dong Tao realmente deve ser muito saborosa.

Criação

Além da demanda da população, criar essa espécie não é das tarefas mais simples. Elas são muito sensíveis a variações de temperaturas e têm a tendência de pôr menos ovos que uma galinha comum. Também é necessário um grande espaço para que vivam tranquilas; caso contrário, as brigas são frequentes.

3

Seus grandes pés são valorizados, mas atrapalham a reprodução dos animais, tanto que precisam de auxílio dos criadores para que possam chocar os ovos de forma eficiente.

4

Um pintinho leva quase 1 ano para atingir 4 quilos, em média, tamanho que possibilita sua venda. Mesmo assim, eles não são abatidos rapidamente, pois com o tempo sua carne tende a ficar mais saborosa e cara.

5

Concurso de beleza

Os Dong Tao fazem mesmo parte da cultura vietnamita, pois, além da valorização culinária, os animais mais bonitos participam de concursos de beleza que acontecem anualmente.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: