publicidade

6 coisas que a Google faz com inteligência artificial e você nem percebe

05/05/2018 às 09:002 min de leitura

Inteligência artificial e aprendizado de máquina estão gradativamente se tornando parte do vocabulário de quem acompanha o mundo da tecnologia. Contudo, para quem apenas usa a tecnologia, essas coisas podem não significar nada ou mesmo serem algo tirado de um filme de ficção científica.

Para essas pessoas entenderem que IA já é algo presente e recorrente no nosso dia a dia, a Google preparou uma lista de seis coisas que a empresa faz com IA e que você usa sem nem perceber que tem um “robozinho inteligente” por traz.

1 – Nas suas fotos

Pesquise “cachorro”, “gato”, “abraço”, “mãe” ou “jardim botânico” no seu Google Fotos, e o resultados vão trazer justamente essas coisas que você pediu. A empresa usa inteligência artificial para entender o que tem nas suas fotos, quem está com você e onde elas foram tiradas. Tudo isso sem você fazer nenhuma organização ou criar tags. É só tirar as fotos e deixar elas guardadinhas.

2 – legenda.pt-br

Quando você assiste a um vídeo no YouTube em língua estrangeira, você pode ativar as legendas automáticas em português. Essas legendas são geradas em grande parte por uma inteligência artificial que ouve o que o youtuber fala, transforma em texto no idioma original e, por fim, faz a tradução.

3 – Responder emails

Quando você abre alguma mensagem que você recebeu no Gmail, o serviço sempre recomenda algumas respostas rápidas. Essas respostas sempre combinam com o email que você recebeu porque a Google usa sistema de inteligência artificial para entender o conteúdo da mensagem e cria algumas opções de respostas curtas. Com dois toques, você já responde alguém enquanto está matando tempo no ônibus.

gmail

4 – Segurança do Robô

Sempre que você baixa um app na Google Play, a Google faz uma verificação de segurança nesse software. A empresa usa a IA embutida no Google Play Protect para identificar segmentos de código maliciosos e bloquear apps infectados na loja. Todos os dias, essa ferramenta escaneia mais de 50 bilhões de itens.

5 – Traduzindo com a câmera

Com o Google Tradutor no seu smartphone, você pode simplesmente apontar a câmera do aparelho para um cardápio ou placa e, em alguns instantes, ver o conteúdo traduzido para o seu idioma. Esse recurso inclusive tenta preservar a fonte das letras para ficar tudo natural.

google

6 – Viagens

Um algoritmo inteligente no Google Trips pode te ajudar a planejar seu próximo roteiro de viagem. É o clássico problema do “caixeiro viajante”, que precisa organizar seu itinerário de acordo com os meios de transporte modernos e todas as formas complexas pelas quais as pessoas se locomovem.

Como eles fazem isso?

Se você não tem ideia de como IA ou aprendizado de máquina funcionam, a Google nos explicou em termos bem simples. Em essência, os engenheiros da empresa treinam um sistema de software com vários exemplos para que ele possa captar padrões. Em vez de dizer ao computador que todos os e-mails de spam contêm a frase “novas dicas para perder de peso!”, você o treina com milhões de exemplos reais de spam, fazendo pequenas correções até que ele consiga identificar o padrão por conta própria.

A Google e várias outras grandes empresas de tecnologia do mundo também usam IA para outros fins como a criação de sistemas para carros autônomos, traçar caminhos e encontrar estacionamento através de mapas no smartphone, criar assistentes digitais capazes de conversar quase como humanos entre outras aplicações.

6 coisas que a Google faz com inteligência artificial e você nem percebe via TecMundo

Fonte
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: