Maior rota marítima em linha reta sem cruzar nenhuma ilha tem 30 mil km

07/05/2018 às 11:002 min de leitura

Já pensou em subir em um barco e navegar sempre em linha reta sem ser incomodado por ninguém? Você atravessaria os sete mares sem encontrar nenhuma terra ou ser humano – a não ser que fosse muitíssimo azarado! A maior distância que você pode fazer isso tem pouco mais de 30 mil km!

Essa viagem, nunca feita de verdade, sai da costa do Paquistão, passa entre o continente africano e Madagascar, se aproxima da Antártida, contorna a América do Sul e vai parar no nordeste da Rússia. Confira a rota no mapa abaixo, lembrando, é claro, que apesar de parecer toda sinuosa, trata-se de uma reta que acompanha a curvatura da Terra:

Linha reta no marViagem em linha reta teria 32 mil km

Se você ainda duvida que a linha é reta, você pode ver um vídeo que mostra a rota clicando neste link. Quem primeiro projetou essa rota marítima permanece um mistério. Acredita-se, porém, que o advogado ambiental Patrick Anderson tenha a adaptado através de informações que ele coletou na Wikipedia, mas essas coordenadas foram colocadas lá por alguém que não se sabe quem é. Anderson teria publicado esse traçado no Reddit há mais de 5 anos.

Porém, ainda que Anderson tenha feito um trabalho impecável, ele era um amador no assunto. Por isso, o físico irlandês Rohan Chabukswar e o engenheiro indiano Kushal Mukherjee desenvolveram um algoritmo que pudesse analisar diversos dados do globo terrestre para analisar se o traçado de Anderson estaria correto e se de fato nenhuma porção de terra seria encontrada nessa viagem hipotética. E não é que ele estava correto? A rota total tem 32.090 km, começando perto do porto de Karachi, no Paquistão, e terminando perto de Kamchatka, na Rússia.

A dupla Chabukswar-Mukherjee também calculou o maior caminho terrestre sem atravessar grandes porções de água, que seria sw uma viagem entre Quanzhou, na China, e Sagres, em Portugal, em um total de 11.241 km passando por 15 países. Porém, essa informação não é precisa, já que circula na internet um suposto trajeto entre Wenzhou, na China, e Greenvile, na Libéria, que teria 13.573 km.

mapaAcima, a maior rota terrestre em linha reta proposta pelos pesquisadores; abaixo, a versão com 2,3 mil km a mais que circula na internet, mas sem comprovação

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: