Monumento de Trump homenageia uma sangrenta batalha que nunca aconteceu

11/05/2018 às 07:002 min de leitura

A Guerra da Secessão, também chamada de Guerra Civil Americana, foi um mais mortal conflito que aconteceu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865, vitimando cerca de 1 milhão de pessoas, entre soldados e civis. A guerra foi motivada pela escravidão e dividiu o norte e o sul dos EUA logo após a eleição de Abraham Lincoln.

Por ser um grande evento histórico do país, muitas homenagens e monumentos foram erguidos para relembrar os acontecimentos dessa época. Um desses monumentos é o River of Blood, erguido em um campo de golfe em Lowes Island, no estado da Virginia, cujo dono é ninguém menos do que o atual presidente norte-americano Donald Trump.

Foi o próprio Trump, inclusive, que ordenou a construção e até assina a placa que está fixada no monumento, que relembra as “muitas mortes” que aconteceram por ali, no rio Potomac, e que transformaram as suas águas em um “rio de sangue”. “É uma grande honra ter preservado esta importante porção do rio Potomac”, descreve a placa assinada pelo presidente.

river of bloodRio de sangue? Não é bem assim...

E qual o problema?

Segundo historiadores, porém, a tal batalha às margens do Potomac nunca existiu! Na região, a maior batalha foi a de Ball’s Bluff, que aconteceu a quase 20 km dali e vitimou 200 soldados – muitos morreram afogados. Acontece que esse evento é de conhecimento nacional e já tem um monumento onde de fato aconteceu o conflito.

Em Lowes Islands, as únicas mortes registradas durante a Guerra da Secessão foram a de dois soldados que foram executados por civis. Isso não justificaria, é claro, chamar de “muitas mortes”. Trump jura que o caso é verdadeiro e que ele ouviu de pessoas que teriam ouvido de historiadores. Ele não lembra o nome de ninguém, é claro. Ele até duvidou de historiadores que o desmentiram: “Como eles podem ter certeza? Eles estavam lá?”. Então tá, né?

donald trumpTrump jura que a batalha aconteceu no rio que corta o seu campo de golfe

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: