7 animais superfofos que você talvez desconheça

30/05/2018 às 11:302 min de leitura

1 – Potto

Potto(Scoopnest)

O bichinho da imagem acima — da espécie Perodicticus potto — é um primatinha que pode ser encontrado em florestas tropicais da África, em especial, do Quênia, Guiné, Uganda e algumas áreas da República do Congo. O potto, que não passa dos 30 ou 40 centímetros de comprimento e 1,5 quilo de peso, tem hábitos noturnos, costuma ser supersilencioso e  se alimenta de frutas, insetos e pequenos animais, que ele captura com suas poderosas mãozinhas.

2 – Ezo Momonga

Ezo Momonga(SoraNews24/Pop Shiretoko 360)

Conhecido como esquilo-voador-japonês, o animal fofo da imagem pertence à espécie Pteromys momonga e pode ser encontrado nas ilhas japonesas de Honshu e Kyushu. Os esquilinhos geralmente medem entre 12 e pouco mais de 20 centímetros, sem contar a cauda, que mede de 10 a 12 centímetros, mais ou menos, e cabem na palma da mão. Olhe isso!

Ezo Momonga(Odigo 1)

3 – Pika

Pikka(Wikimedia Commons/Frédéric Dulude-de Broin)

Não ria do nome! Mas é assim que o pequeno mamífero acima é conhecido. Ele pertence ao gênero Ochotona e pode ser encontrado em regiões montanhosas da Ásia e da América do Norte. Esse bichinho não costuma medir mais do que 23 centímetros e, quando mais gordinho, bates 350 gramas na balança.

4 – Pangolim

Pangolim(Kerell Travell/Christian Boix/Wildlife and Nature/Africa Geographic/Scott Hurd/Dave Lowth/ Maria Diekman)

Os pangolins são animais nativos da África e, dependendo da espécie, eles podem medir entre 30 e 40 centímetros de comprimento ou chegar a até 80 cm! Eles costumam habitar em troncos ocos de árvores ou tocas, se alimentar de formigas e cupins e, basicamente, são a versão africana dos nossos tatus.

5 – Olinguito

Olinguito(Smithsonian.com)

Da espécie Bassaricyon neblina, o olinguito, apesar de lembrar um ursinho de pelúcia, é “primo” dos quatis e guaxinins. Nativo das florestas do Equador e da Colômbia, esse mamífero de hábitos noturnos medem, em média, 35 centímetros de comprimento e pesam menos de um quilo.

6 – Doninha-anã

Doninha(Wikimedia Commons/Keven Law)

Parece até um animalzinho de mentira, não é mesmo? Mas a doninha-anã — Mustela nivalis — existe, sim, e consiste no menor mamífero carnívoro do mundo, medindo menos de 25 centímetros de comprimento. Esse bichinho pode ser encontrado na América do Norte, Ásia e Europa, e foi introduzido pelos humanos na Nova Zelândia e Austrália. Nós encontramos referências de que em Hokkaido, no Japão, existiria uma espécie dessas doninhas toda branca, chamada por lá de Lizuna, mas não descobrimos muitas informações. Em todo caso, veja a foto:

Doninha(Odigo 2)

7 – Raposa-do-deserto

Raposa do deserto(National Geographic/Joel Sartore)

A raposinha fofa da imagem, da espécie Vulpes zerda, também é conhecida como feneco e costumam ser encontradas em regiões desérticas do Norte da África e da Península Arábica. Esses animais não passam de 1,5 quilo de peso, geralmente medem até 20 centímetros de altura e 40 cm de comprimento e se alimentam de insetos, pequenos répteis, aves, ovos e algumas plantas — e raramente bebem água, suprindo suas necessidades através dos alimentos que ingerem.

***

 Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: