Você deixaria que uma briga de vespas enormes se desenrolasse na sua mão?

21/06/2018 às 12:002 min de leitura

Todo mundo sabe que as picadas de vespa podem ser tremendamente dolorosas — e apenas o zumbido produzido por esses animais é suficiente para ativar o nosso instinto natural, que “manda” que a gente se esquive ou procure abrigo rapidinho. Pois, o que você faria se se deparasse com uma dupla de vespas nervosas atracadas em uma briga e com algumas coleguinhas se metendo no embate? Dê uma olhada nos bichos aos quais estamos nos referindo:

Vespas enormes(Real Monstrosities/Sandy Richard)

Briga nervosa

Você, nós do Mega não sabemos, mas a gente aqui da redação fugiria para as colinas correndo! As vespas da imagem acima pertencem à espécie Sphecius speciosus e podem ser encontradas em algumas áreas dos Estados Unidos, sul do México e em países da América Central. Elas são conhecidas popularmente como “assassinas-de-cigarras” — porque matam e devoram cigarras — e os indivíduos adultos podem medir até 5 centímetros de comprimento. Sim, as vespinhas são grandes!

Então... De acordo com Sarah Sloat, do site Inverse, a cena que você pode ver a seguir apareceu no Reddit — um site de compartilhamento de conteúdo circulando na internet — recentemente e mostra uma briga nervosa entre algumas dessas vespas na palma da mão de um cara muito corajoso ou imune à dor de picadas. Confira:

Vespas brigando(Inverse/Reddit/TheNeutralParty)

Você teria a mesma coragem que o sujeito acima? Surpreendentemente, segundo um entomólogo consultado pelo pessoal do Inverse, David Shetlar, da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, apesar de grandalhonas, as vespas da espécie S. speciosus raramente picam humanos e os ataques geralmente acontecem quando alguém tenta capturar uma delas. Bem, na dúvida, melhor guardar distância, você não concorda?

Vespa enormeSó na moita, esperando aparecer uma cigarrinha... (Wikimedia Commons/NBonawitz)

As vespas macho nem sequer possuem ferrões, mas gostam de uma boa briga — como essa que compartilhamos —, já que são superterritoriais e agressivas. Quem pode cravar os ferrões nos humanos são as fêmeas, que usam essas estruturas para injetar seu veneno nas pobres cigarras. Por outro lado, elas são bem de boas e não possuem o mesmo instinto protetor que os machos, e não costumam dar muita bola para as pessoas que se aventuram por seus territórios — contanto que elas não cheguem perto demais.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: