Conheça o misterioso e milenar Pilar de Ferro de Nova Déli

29/06/2018 às 14:362 min de leitura

Nova Déli, a capital da Índia, é uma cidade milenar, que atualmente tem quase 22 milhões de habitantes. Cada cantinho de lá é cheio de histórias, algumas até mesmo enigmáticas – esse é o caso do Pilar de Ferro, que fica ao lado da mesquita Quwwat ul-Islam, no Complexo de Qutb, um lugar com vários monumentos e construções.

O enigma por trás do Pilar de Ferro está em por que ele foi parar em Nova Déli, em quem o transportou, quando foi que isso aconteceu e qual era a sua finalidade. Com 7 metros de altura, ele chama a atenção por ser 98% feito de ferro forjado e ser altamente resistente à corrosão. Em seu topo, possivelmente existia uma espécie de prato de ferro, que seu perdeu pelo tempo. A função o Pilar de Ferro também é enigmática: acredita-se que originalmente era um relógio de Sol, mas isso não é um consenso.

pilar de ferro1600 anos de mistérios

A mesquita Quwwat ul-Islam hoje está em ruínas e foi construída em 1192. O pilar, entretanto, já estava por lá, mas foi feito muito tempo antes disso, por volta do ano 300. A história do monumento diz que ele foi feito para um rei e para um deus, provavelmente Chandragupta Vikramaditya e Vishnu, respectivamente. Os mesmos relatos dizem que o pilar inicialmente ficava nas cavernas de Udayagiri, no estado de Madhya Pradesh, ao sul de Nova Déli, mas não se sabe quando mudou de endereço.

O que chama a atenção mesmo é o fato de o monumento ainda estar em pé e não ter sido corroído pelo tempo. Isso, segundo os indianos, é uma prova do poder e da eficiência dos ferreiros antepassados do país, que teriam usado ferros nobres revestidos de misawite, um componente que nunca foi comprovado existir.

A razão mais provável para a durabilidade do Pilar de Ferro, entretanto, está nas condições climáticas: Nova Déli é uma cidade bastante seca na maior parte do tempo, dificultando a corrosão do ferro que acontece por conta da umidade.  

pilar de ferroO pilar é apenas um dos monumento do Complexo de Qutb

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: