Tem gente achando que formigas organizaram o funeral de uma abelha morta

23/08/2018 às 10:301 min de leitura

As imagens que você poderá ver logo mais foram capturadas originalmente por uma mulher de Minnesota chamada Nicole Webinger há alguns dias e apresentam o que muitas pessoas interpretaram como sendo um funeral organizado por um grupo de formigas para uma abelha morta. O vídeo parece mostrar as criaturinhas carregando e depositando pétalas de flores ao redor do corpo sem vida da abelha — e a coisa toda, à primeira vista, parece uma espécie de emotiva homenagem ou ritual. Assista:

Só que não!

Mas...

Pesquisadores que assistiram ao vídeo revelaram que as imagens não mostram nenhum funeral, não, e sugeriram algumas possibilidades para explicar o estranho comportamento. Alguns apontaram para o fato de que tanto as formigas quanto as abelhas liberam a mesma substância — um composto chamado ácido oleico — quando morrem.

Enquanto as abelhas tendem a se livrar dos indivíduos mortos, as formigas geralmente transportam os corpinhos das companheiras de volta à colônia. Então, segundo essa teoria, pode ser que as bichinhas tenham se confundido e estivessem tentando levar a abelha para o formigueiro.

Outra possibilidade sugerida foi a de que as formigas, pensando em encher suas barriguinhas mais tarde, estivessem se esforçando para encobrir o odor da abelha morta com as pétalas — de forma a evitar que outros predadores aparecessem para fazer uma boquinha —, embora esse tipo de comportamento jamais tenha sido observado na natureza anteriormente.

Por fim, você notou que, apesar de uma porção de formiguinhas estarem realmente carregando pétalas até a abelha, existem outras tantas só perambulando ao redor da defunta sem ter flor nenhuma nas mandíbulas? Pois a teoria que está ganhando mais apoiadores é a de que, coincidentemente, a coitada da abelha caiu morta na entrada do formigueiro e está obstruindo a passagem das formiguinhas. Simples assim. E você caro, leitor, o que opina?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: