Encontrada no Egito vila de 7 mil anos bem anterior às pirâmides e faraós

05/09/2018 às 12:302 min de leitura

Quando falamos no Egito as imagens que nos vêm à mente são as dos faraós e as pirâmides. Mas muito antes das dinastias do Rei Menés (ou o faraó Narmer), por volta de 3.100 a.C., já havia intensa movimentação na região. Graças a escassez de evidências arqueológicas, muitas coisas sobre esse período continuam envoltas em mistério. Agora, uma nova descoberta oferece mais luz a esse período.

O Ministro Egípcio de Antiguidades anunciou a existência de uma vila neolítica na região de Tell el-Samara, a cerca de 140 quilômetros ao norte do Cairo, que teria existido por volta de 5.000 a.C — 2.500 anos antes do surgimento das famosas pirâmides de Gizé.  

egito

Uma equipe conjunta de escavação franco-egípcia, liderada pelo arqueólogo-chefe Frederick Geo, explicou em um comunicado que é uma das mais antigas aldeias conhecidas no Delta do Nilo. De acordo com uma pré-análise, os vestígios encontrados poderão esclarecer como os egípcios pré-dinásticos viviam — o que eles podem ter adorado, que tipo de cultura eles desenvolveram e como eles mudaram de seus hábitos de caça, no norte da África, para as práticas agrícolas sustentáveis.

Local vem sendo observado desde 2015

Analisado cuidadosamente desde 2015, a vila contém ferramentas de pedra, cerâmica e vários silos de armazenamento com ossos de animais e resíduos de plantas. Isso confirma que existiam comunidades estáveis e de tamanho considerável nas zonas úmidas do Delta do Nilo, há 7.000 anos.

Nadia Khedr, autoridade ministerial responsável por antiguidades egípcias, gregas e romanas na costa do Mediterrâneo, disse a jornalistas que as plantações baseadas na chuva na época podem ter proporcionado aos egípcios pré-dinásticos a capacidade de iniciar a agricultura de irrigação em larga escala.

"Analisando o material biológico que foi descoberto nos apresentará uma visão mais clara das primeiras comunidades que se estabeleceram no Delta e as origens da agricultura e agricultura no Egito", disse.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: