É verdade que casais de lagostas ficam juntos para sempre?

12/09/2018 às 11:302 min de leitura

Não foi apenas a Phoebe em “Friends” que falou essa história de que lagostas costumam ficar a vida toda ao lado de um parceiro  você possivelmente já ouviu isso por aí, mesmo que nunca tenha visto a famosa série de TV. A questão é: será mesmo que isso é verdade?

A gente sente muito por acabar com suas bases do amor para a vida toda, mas não, não é verdade. O que acontece no caso das lagostas é que elas se relacionam, sim, mais de uma vez com o mesmo parceiro. Não são muito dadas a relacionamentos de uma noite, apenas, mas daí a dizer que são monogâmicas já é demais.

No caso das lagostas, os momentos de namoro e pegação acontecem com o macho dominante da vizinhança: esse cara é quem dá conta do recado, digamos assim, e fica com várias fêmeas por algum tempo  coisa de uma ou duas semanas. Mas as fêmeas, se não gostam do macho disponível, simplesmente vão embora e procuram novos parceiros.

Moderninhos

phoebe

Se você está se perguntando como as lagostas fêmeas procuram novos parceiros, preste atenção no ritual de sedução dessas bichinhas: elas costumam ficar perto do local onde o macho dominante está e, como quem não quer nada, fazem xixi na casa do coitado, para que seus feromônios sejam liberados e ele saiba, pelo cheiro, que tem moça nova no pedaço.

Esse ritual de urina e sedução faz com que o macho fique mais relaxado, menos agressivo e mais a fim de namorar. Uma vez que o cara esteja interessado mesmo, ele chama a lagosta para o seu cafofo e, a partir desse momento, é tico-tico no fubá.

Vida amorosa movimentada

lagostas

Depois do namorico, os “pombinhos” ficam juntos por um tempo que varia de horas a dias, dependendo da química. Quando a fêmea está se sentindo confiante, ela acaba trocando de exoesqueleto e, ao lado do macho, se sente segura enquanto estiver vulnerável.

É aí que o macho deposita o esperma na fêmea, e quando a nova concha dela se forma, uma ou duas semanas depois, ela pega suas coisas, arruma sua bolsa e vai embora, para que outra lagosta possa ocupar seu lugar. A fila anda até embaixo da água!

Em alguns casos, a fêmea percebe que o macho não teve esperma suficiente para ela e, para garantir que vai conseguir gerar novos rebentos, procura outro macho mesmo antes de sua nova concha ficar pronta. Isso que é vontade de reproduzir, hein!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: