Que ter um ataque de aflição? Veja mariposa sugar as lágrimas de uma ave

Que ter um ataque de aflição? Veja mariposa sugar as lágrimas de uma ave

Último Vídeo

Nós já falamos aqui no Mega Curioso sobre borboletas que vivem na Amazônia e que bebem lágrimas de tartaruga e outros animais para obter nutrientes, ação que pode ser observada até com certa frequência. No entanto, existe uma interação parecida que ocorre na floresta, mas que raramente é observada, e se dá entre mariposas e aves — e que, ao contrário do caso das borboletas e tartaruguinhas, a cena provoca ligeira aflição!

As imagens que você verá logo mais foram capturadas aqui no Brasil — pelo biólogo Leandro João Carneiro de Lima Moraes —, e mostram uma mariposa sorrateira aproveitando que o passarinho tinha caído no sono para sugar suas lágrimas. E por que a gente aqui do Mega acha que a coisa toda não é muito agradável de ver? Bem, a ação acontece na calada da noite e envolve uma criatura de hábitos noturnos... assista à cena a seguir e preste atenção no “linguão” da mariposa!

Lambida no olho

O “linguão”, na verdade, consiste em uma estrutura chamada probóscide e que está relacionado com a alimentação. Já o “roubo” de lágrimas foi registrado por Leandro na Amazônia — algo que não se tinha conhecimento que acontecesse por aqui. Isso porque, até onde se tinha registro, as mariposas só tinham sido flagradas sugando as lágrimas de aves em Madagascar e na Colômbia, mas nunca aqui no Brasil.

Segundo Leandro, essa coisa de sugar as lágrimas de répteis, mamíferos e outros bichos é uma ação bastante comum entre as borboletas, mariposas, abelhas e outros insetos, tanto que inclusive existe um nome para isso: lacrifagia. Contudo, como as aves são bem mais rápidas do que as tartarugas e os crocodilos, por exemplo, costumam ser muito menores e fugir voando a qualquer sinal de perigo, é muito mais raro que os pássaros sejam alvo do roubo de lágrimas.

Aliás, para você ter uma ideia, embora esse tipo de contato tenha sido observado em outras ocasiões, é tão difícil que ele seja observado, que só existem 3 estudos sobre essas interações — um deles foi apresentado por Leandro. Sobre se a ação oferece algum risco aos pássaros, considerando que a ave do vídeo não dá a menor bola e parece nem notar que a mariposa está ali, com o linguão em seu olhinho, tudo indica que a atividade não prejudica nem beneficia a ave.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.