Você sabe como funciona o movimento de rotação do Sol?
08
Compartilhamentos

Você sabe como funciona o movimento de rotação do Sol?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Assim como a Terra, o Sol também é um corpo que gira no Universo, mas isso não significa que o movimento de rotação da nossa estrela gigantesca é parecido com o do nosso planeta azulzinho.

Calma lá que a gente explica. Basicamente, a Terra gira como um corpo rígido que rotaciona praticamente na mesma velocidade, o que significa que um dia aqui tem 24 horas, onde quer que você possa estar.

E o Sol?

sol

O Sol, por outro lado, é uma estrela gigante de plasma superaquecido, o que significa que ele não se manifesta como um corpo rígido. No Sol, diferentes partes giram de formas diferentes. A bagunça é tamanha que, só para você ter ideia, o equador do Sol completa uma rotação total a cada 24,5 dias e os pólos demoram quase 38 dias para girar totalmente. Bizarro, né?

Como se isso já não fosse estranho o suficiente, temos evidências da heliosismologia moderna de que a taxa de rotação no interior do Sol também sofre grandes variações, e, no fim das contas, a superfície solar pode girar até 40% mais rapidamente do que o seu núcleo.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.