Ilusão de ótica: fantasmas coloridos surgem de fotos em preto e branco

19/10/2018 às 06:302 min de leitura

A gente adora ilusões de ótica e você deve saber muito bem disso, não é? É por isso que ficamos encantados com o trabalho do artista irlandês Matt Loughrey, que se dedica a colorir fotos em preto e branco.

Foi justamente quando estava trabalhando com uma técnica de edição de imagens em seu computador que ele e sua parceira Sarah McWalter desenvolveram as imagens que você vai ver logo abaixo.

McWalter e Loughrey levam horas, muitas vezes, para adicionar cor a imagens históricas, e o trabalho de edição manual que eles estão acostumados a fazer envolve inversão e deslocamento de cores, o que acaba fazendo com que o cérebro produza uma espécie de pós-imagem funcional, que é quando você tira a sua atenção de uma imagem, mas continua a enxergar ela.

Loughrey contou ao IFL Science que seu trabalho de colorização se tornou mais interativo com o efeito da pós-imagem: “Quando você se concentra em uma imagem, as células de cone (usadas para detectar cores) em nosso olhos ficam superestimuladas Depois de um curto período de tempo, essas células cônicas ficam enviando apenas um sinal fraco para o seu cérebro, dizendo que cor você está enxergando. Isso, por sua vez, torna a cor silenciada e, quando você move os olhos para um espaço em branco, como uma parede ou um teto interno, seu cérebro vai compensar essa falta de informação”, explicou ele, dizendo que é por isso que enxergamos a imagem fantasma em cores.

Quer tentar?

Para tirar a prova dos nove e ver você mesmo como essa coisa de imagem fantasma, ou de pós-imagem, funciona, você precisa focar seu olhar no ponto branco que está no nariz das pessoas das fotos abaixo. Depois de 20 segundos de foco (pode piscar normalmente, viu), olhe para uma parede branca e veja o que acontece. Conte para a gente como foi a sua experiência!

ilusão de ótica

ilusão de ótica

ilusão de ótica

ilusão de ótica

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: