Esquentar comida no micro-ondas altera o valor nutricional dos alimentos?

22/10/2018 às 07:302 min de leitura

Um dos eletrodomésticos mais queridinhos de todos é, com certeza, o micro-ondas que, com apenas um clique e geralmente em pouco tempo, consegue reaquecer alimentos que estavam refrigerados e nos poupa o trabalho de fazer comida fresca em todas as refeições.

O problema é que muitas pessoas acreditam na história de que reaquecer alimentos no micro-ondas faz com que eles percam suas propriedades nutricionais. Mas será que essa história é verdade e faz algum sentido? Felizmente, não.

A verdade é que a forma que o micro-ondas aquece os alimentos pode, no fim das contas, preservar mais os nutrientes em relação a outros métodos de cozimento, sabia?

Para entender melhor como esse processo acontece, precisamos nos atentar à forma como esse eletrodoméstico funciona. Basicamente, ele esquenta a comida por meio de ondas de energia - que não são radioativas, que fique claro.

Utilidade pública

microondas

Essas ondas acabam indo em direção principalmente à água e a outras moléculas do alimento, e a energia térmica rapidamente se acumula, acelerando o aquecimento da comida. Esse processo evita dois fatores que geralmente fazem com que o valor nutricional diminua: duração de cozimento e altas temperaturas. Isso significa, basicamente, que quanto mais um alimento demora para ser cozido e quanto maior for a temperatura de cozimento, mais ele pode perder seus valores nutricionais.

Para melhorar, não é preciso adicionar água para aquecer coisas no micro-ondas, o que é outra vantagem. Quando você ferve legumes como a cenoura, por exemplo, a água quente acaba roubando nutrientes que são jogados fora.

Nada disso quer dizer que você deve deixar o fogão de lado e passar a usar apenas o micro-ondas, é claro. O fogão é um item indispensável para quem cozinha, e a gente sabe muito bem disso. A questão aqui é que, quando alguém disser que reaquecer ou até mesmo preparar alimentos no micro-ondas faz mal, você já sabe que isso é um mito, como tantos que temos por aí e que sempre podem ser esclarecidos.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: