Uma galinha está pondo ovos assim — e a internet não está sabendo lidar

23/10/2018 às 06:003 min de leitura

Você já tinha visto um ovo de galinha com um formato tão peculiar como esse da imagem acima? Aliás, ele não lembra um Tic Tac gigante? Enfim, o ovo estranho e particularmente longo foi produzido por uma ave chamada Belinda que, segundo sua humana, uma mulher chamada Ellie McGrath, sofreu um bocado para botar essa monstruosidade. Imagine só, coitada...

Belinda, de acordo com Ellie, tem cerca de 1 ano de idade e é uma galinha vira-lata — se trata de uma mistura de uma linhagem conhecida como Rhode Island Red ou Galinha Vermelha Poedeira, desenvolvida nos EUA, e Australorp, de origem australiana (teria a esquisitice vindo daí?).

“Parto” sofrido

No dia em que Belinda trouxe o Mega Ovo ao mundo, Ellie chegou a pensar que a galinha estava sendo atacada por algum predador — tamanho foi o escândalo que a criatura começou a fazer! Então, a humana viu como a galinácea bateu as asas e gritou feito louca durante vários minutos, até que o ovão saiu de dentro dela.

Ovo enormeOvão (Reddit/Ellie McGrath)

Ellie, surpresa com a situação toda, postou a foto que você viu no Reddit, uma rede social focada no compartilhamento de conteúdo online, e o caso de Belinda e o ovo superlongo viralizou. Mas, e aí... Será que se trata de algo tão extraordinário e raro assim?

Pois, segundo Carly Cassella, do site Science Alert, qualquer um que tem contato com galinhas e cria esses animais sabe que é bastante comum que eles ponham ovos com formatos ou características anômalas — apesar de estarmos acostumados a ver somente exemplares com formas regulares e perfeitinhas no supermercado. E para entender o motivo de isso acontecer, é necessário ter uma noção de como a reprodução desses animais se dá.

Sistema complexo

De acordo com Carly, as fêmeas nascem com uma quantidade suficiente de óvulos em seus ovários para que elas possam produzir ovos ao longo de toda a vida (nossa... quanto ovo, óvulo, ovário... mas, é isso aí). Então, quando as galinhas chegam à maturidade sexual, seus corpos começam a liberar as gemas — do ovário ao oviduto, onde essas estruturas serão envoltas com uma membrana clarinha e, eventualmente, a casca.

A verdade é que o sistema reprodutivo das galinhas é bastante complexo e basta com que aconteça um pequeno “bug” ao longo do processo para que um ovo acabe diferente do normal. E não estamos falando apenas da aparência, não! Ademais de anomalias no formato, os ovos podem ser produzidos sem a clara, com duas gemas, ovos com ovos dentro, com as cascas mais finas e frágeis que as demais etc.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Ellie McGrath (@el_graaa) em

*Esse, aliás, foi outro ovo compridão produzipo por Belinda!

E, conforme mencionamos anteriormente, é comum que esses “bugs” ocorram, especialmente considerando que a sequência que a gente descreveu acima, da liberação da gema até a formação da casca, leva cerca de 1 dia para acontecer — e que míseros 30 minutos depois de pôr os ovos, as galinhas estão prontas para recomeçar todo o processo!

Mas, voltando ao ovão produzido pela pobre Belinda, Ellie contou que ele continha uma “gemona” enorme — e pode ter sido essa gema maior do que o normal que desencadeou a formação do ovo compridão. Curiosamente, cerca de 1 semana depois, Belinda pôs outro ovo como esse da foto, o que é um pouquinho fora do normal. Contudo, uma possibilidade é que, como se trata de uma galinha jovem, pode ser que seu organismo ainda esteja se ajustando à produção de ovos. Ou não! Vai ver Belinda é especial e pronto, ué!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: