
Ciência
01/11/2018 às 13:30•2 min de leitura
A Rússia, o maior país do mundo, também é cheio de belezas naturais curiosas. Tempos atrás, falamos dos Manpupuner, um conjunto de 7 monólitos impressionantes que são conhecidos como a “Stonehenge russa”. Agora, trazemos outra formação rochosa de lá: a Pedra da Vela, ou a Parus Rock.
Essa solitária estrutura fica no Mar Negro, 17 km a sudeste de Gelezhik – e a mais de 1,5 mil km ao sul de Moscou. Ela reina sozinha à beira da praia e chama a atenção por seu formato: parecendo a vela de um navio, a formação tem 30 metros de altura, 20 metros de comprimento e pouco mais de 1 metro de largura!
Pedra da Vela
Como fica em contato com o mar, é natural que em algum momento a Pedra da Vela venha a colapsar. Porém, desde 1971, ela é considerada um monumento natural e recebe incentivos de preservação. Algumas análises mostram que o que vemos hoje é o que restou da pedra, já que em eras mais remotas ela avançava muito mais adentro do mar.
Um buraco na rocha complementa a estrutura, mas ninguém sabe precisar se ele foi feito naturalmente ou através da ação humana. Durante a Guerra do Cáucaso, entre 1817 e 1864, acredita-se que ela tenha sido usada como uma espécie de escudo natural. O buraco poderia ter sido feito para facilitar os ataques. Essa versão, porém, é colocada em xeque, já que a rocha é de difícil perfuração.
Confira fotos do monólito:
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!