Colmeias inteligentes ajudam a frear o desaparecimento de abelhas

04/11/2018 às 14:002 min de leitura

A redução na população de polinizadores no mundo inteiro vem acontecendo em níveis assustadores nas últimas décadas – e os seres humanos parecem não ter percebido a importância destes seres para garantir a segurança alimentar global. As abelhas são responsáveis pela polinização de um terço da oferta mundial de alimentos. Dos 100 tipos de colheita que alimentam 90% da população global, 70 são polinizados por elas.

Apesar disso, infelizmente, nas duas décadas que se passaram entre 1985 e 2005, o número de abelhas melíferas na Inglaterra, por exemplo, diminuiu 54%, a maior queda da Europa. Felizmente, por outro lado, a tecnologia pode dar uma mãozinha para aumentar as chances de manutenção desta espécie – não do jeito que aconteceu em Black Mirror, esperamos!

A Oracle e o The World Bee Project anunciaram uma iniciativa inédita para facilitar a compreensão do desaparecimento de abelhas e a proteção da espécie.  O novo programa usa tecnologia em nuvem para compreender os hábitos das abelhas.

Chamado de "The World Bee Project Hive Network", o projeto coleta dados a partir de uma rede de colmeias conectadas. Em seguida, os dados serão enviados para o sistema da Oracle Cloud e avaliados com ferramentas de analytics como inteligência artificial (IA) e visualização de dados para dar aos pesquisadores novas informações sobre a relação entre as abelhas e o meio ambiente.

Por meio do projeto, os pesquisadores poderão "escutar" as abelhas - analisar dados acústicos complexos captados dentro das colmeias inteligentes, incluindo os movimentos de suas asas e patas. Com o auxílio de outras medições de alta precisão - incluindo temperatura, umidade e produção de mel - os pesquisadores poderão monitorar os enxames de perto, detectar padrões e prever comportamentos.

Assim, conservacionistas e apicultores poderão proteger as colônias e evitar, por exemplo, a enxameação na época errada ou protegê-las contra predadores como assustadora a vespa asiática. Os dados irão informar os apicultores sobre as diferentes condições das colônias ao longo do ano para ajudar no manejo das colmeias.

"A proteção das abelhas e de outros polinizadores pode ajudar na solução de problemas relacionados à pobreza e ao abastecimento global de alimentos, bem como na redução da perda de biodiversidade e dos danos aos ecossistemas”, explica Sabiha Rumani Malik, fundadora e presidente executiva do The World Bee Project CIC.

O projeto, segundo ela, irá conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da preservação dos polinizadores, além de permitir pesquisas avançadas e ações em larga escala. “Quanto mais aprendermos sobre as relações entre polinização, alimentos e bem-estar humano, maior será o nosso empenho na proteção das abelhas e de outros polinizadores. Assim, ajudaremos na proteção do planeta e de nós mesmos", completa.

Os dados e informações obtidos com o uso da Oracle Cloud serão disponibilizados para projetos de pesquisa e conservação voltados à proteção das abelhas no mundo todo. A iniciativa The World Bee Project Hive Network compartilha recursos e promove parcerias com o objetivo de aumentar seu impacto e criar ações mais abrangentes para a preservação das abelhas. No futuro, os parceiros esperam poder usar TI de ponta e outros conhecimentos para apoiar a intensificação ecológica.

Para John Abel, diretor de projetos da Oracle Cloud, "a tecnologia está mudando as regras das iniciativas de preservação". "Com o uso de tecnologia de nuvem, o World Bee Project terá pela primeira vez acesso a informações globais e atualizadas sobre a saúde das abelhas. Os pesquisadores terão as informações necessárias para trabalhar junto a governos e apicultores para frear o declínio do número de abelhas no mundo todo", aponta.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Colmeias inteligentes ajudam a frear o desaparecimento de abelhas via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: