Você já viu como é um berçário de tubarões?

12/11/2018 às 09:591 min de leitura

Entre os animais que mais causam medo no ser humano estão os tubarões – tudo culpa do filme do Steven Spielberg, de 1975... Ainda assim, somos muito mais perigosos para eles do que ao contrário: estima-se a morte de 100 milhões de tubarões por humanos anualmente, muitíssimo mais do que as cerca de 10 que eles causam na população humana.

Mesmo assim, é melhor não vacilar, né? Provavelmente você não gostaria de entrar em um lugar entupido de animais desse tipo, mas a tecnologia faz com que possamos ir até mesmo a criadouros de tubarões no fundo do mar. O Instituto Marinho da Grã-Bretanha e o Serviço Geológico da Irlanda estão com um projeto chamado INFOMAR que pretende mapear tanto as características físicas e químicas quanto biológicas existentes na costa irlandesa.

E uma das primeiras descobertas chamou a atenção dos pesquisadores: uma espécie de berçário de tubarões! Foi o primeiro desse tipo encontrado na costa da Irlanda, a cerca de 320 km da costa oeste do país. O leito oceânico aparece forrado de ovos, sem ser possível identificar a espécie, mas, como além disso também existiam milhares de tubarões-gato-de-boca-preta, é bem possível que sejam dessa espécie.

Os ovos estavam em restos de corais mortos, aparentemente protegidos pelos animais que ficavam nadando por ali. Esses tubarões costumam viver em grandes profundidades (até 1,4 mil metros), principalmente na fase adulta. Além deles, a sonda também flagrou o raríssimo tubarão-porco, que possivelmente estava por ali apenas para preparar uma “grande omelete” com o banquete.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: