Seja o primeiro a compartilhar

Acredite ou não, este gato fofinho é o felino mais mortal do mundo

Quando falamos sobre felinos perigosos, sanguinolentos e mortais, qual é o primeiro animal de que você se lembra? Provavelmente dos leões ou dos leopardos, não é mesmo? De fato — esses bichanos são um tanto perigosos e podem partir um ser humano ao meio com facilidade. Porém, de acordo com a ciência, o felino mais mortal do mundo é o simpático e pequenino gato-bravo-de-patas-negras (Felis nigripes), que tem mais ou menos o mesmo tamanho daqueles gatos domésticos comuns que ficam miando no seu telhado.

Categorizado como “quase ameaçado” de extinção, ele é um bicho raro de se ver e geralmente habita zonas áridas da África Austral (incluindo desertos e pradarias), sendo capaz de aguentar altas temperaturas sem problema algum. Um exemplar adulto mede de 36 a 52 centímetros de comprimento e até 20 cm de altura; seu peso varia de 1 a 3 quilogramas. Porém, não deixe que sua estatura o engane: o bichano caça mais presas em uma única noite do que um leopardo em 6 meses!

Recentemente, um grupo de documentaristas resolveu capturar imagens inéditas de gatos-bravos (vamos abreviar esse nome complexo, né?) em seu habitat natural para aprender um pouco mais sobre suas atividades. Rastreando exemplares já catalogados e equipados com colares de rádio, os profissionais precisaram usar uma câmera especial ultrassensível à luz para capturar os movimentos dos felinos durante o período noturno. Visto que eles são pequenos, é fácil perdê-los no meio da vegetação, por exemplo.

Assassino impiedoso

Os esforços dos documentaristas valeram a pena. Graças a essas filmagens especiais, eles foram capazes de comprovar cientificamente algo que muitos pesquisadores já imaginavam: o gato-bravo é um caçador exemplar e deixa muitos outros felinos no chinelo. Por conta de seu metabolismo acelerado, ele precisa estar sempre em atividade e se alimentar com frequência — o que explica, em partes, por que essa criatura tão fofinha é, ao mesmo tempo, tão sanguinolenta.

Em uma única noite, o Felis nigripes mata entre 10 e 14 presas (geralmente roedores ou pequenos pássaros), em uma média de um assassinato a cada 50 minutos. Mais interessante ainda é o fato de que ele tem uma taxa de sucesso de 60% em seus ataques contra suas presas; para fins comparativos, os leões só conseguem assassinar uma vítima em aproximadamente 25% das vezes. Na maioria dos casos, o azarado (ou sortudo) consegue fugir; mas o gato-bravo, em contrapartida, não sabe o que é piedade.

As filmagens também revelaram que o animal utiliza três técnicas para suas caças. Em um dos métodos, ele simplesmente sai correndo e pulando pelos campos, abordando qualquer pequeno animal que sirva de alimento; em outro, “segue” suas vítimas até as tocas e as abate dentro de suas próprias casas. Por fim, o gato também pode ficar até 2 horas parado em um esconderijo esperando que uma presa azarada passe pela sua frente — momento em que ele dá seu salto mortal.

Obviamente, o gato-bravo-de-patas-negras não simboliza perigo para animais de grande porte, como gazelas e gnus (que costumam ser vítimas de felinos maiores), porém, sua alta taxa de sucesso nas matanças e a quantidade de assassinatos por noite transformam esse bichano, oficialmente, no felino mais mortal que existe na Terra. Agora, venhamos e convenhamos: quem tem problemas com ratos em casa com certeza gostaria de contar com um mascote desses.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER