5 fatos sobre como os gatos leem nossos hábitos e nos ajudam a sair da cama
11
Compartilhamentos

5 fatos sobre como os gatos leem nossos hábitos e nos ajudam a sair da cama

Último Vídeo

Deixe a gente adivinhar: seu gato é do tipo que sobe na cama, enche você de carinho e ronrona no seu ouvido minutos antes de o despertador tocar? Pois saiba que há razões bastante simples (e racionais, fique tranquilo) para que ele aja assim e funcione melhor do que o alarme de qualquer celular de última geração. Confira!

1. Seu gato é capaz de se adaptar à sua rotina

Acredite se quiser: seu gato conhece sua rotina tão bem quanto você. E sim, ele vai demonstrar isso ronronando no seu ouvido enquanto ainda está na cama tentando tirar aqueles 5 minutinhos extras de sono, exatamente porque já absorveu seus hábitos e conhece sua rotina e os sinais que você mesmo dá na hora de se levantar.

2. Depois de um tempo, ele vai respeitar até seus fins de semana

Os felinos são tão sensíveis que, depois de algum tempo (se você tiver uma rotina regrada, é claro), eles também serão capazes de perceber as variações da sua programação semanal. O que isso quer dizer? Que eles vão passar a notar quando está de folga – e, o que é melhor, respeitar os dias em que pode dormir até mais tarde.

3. Seu gato percebe quando você está prestes a acordar

Nós, humanos, temos um ciclo de sono dividido em cinco fases, que vão do sono leve (quando qualquer barulhinho é capaz de fazer a gente acordar) até o mais pesado (quando nem uma sirene tocando dentro do quarto nos despertaria). Dependendo do ciclo, a respiração, o batimento cardíaco e a movimentação de cada indivíduo podem ser mais ou menos agitados, e os gatos percebem isso, aproximando-se dos seus tutores quando estes demonstram estar na fase do sono leve, que geralmente antecede o despertar.

4. Ele é mais ativo quando você está prestes a se levantar

A visão dos gatos é adaptada para ambientes com níveis de iluminação intermediária, como a do amanhecer e a do entardecer, e é por isso que muitos deles são mais ativos (e adoram brincar e socializar, portanto) exatamente quando você está prestes a despertar – caso você não seja do tipo que gosta de acordar ao meio-dia, claro.

5. Seu gato também sente fome de manhã

Achou que era só você que acordava com o estômago roncando? Achou errado, especialmente se tiver o costume de abastecer os potinhos de água e comida do seu felino pela manhã, assim que acorda. Os gatos, assim como a maioria dos seus tutores, também esperam ansiosamente pelo café da manhã, dia após dia.

Ah, e não se esqueça: o fato de o seu gato ajudar você a se levantar da cama não é nada com que deva se preocupar. Agora, se ele for um felino insone do tipo que interrompe seu descanso no meio da madrugada, especialmente se estiver pedindo comida ou atenção, a dica é levá-lo para uma avaliação com o médico veterinário.

Se tudo estiver bem com a saúde do bichano e a questão for comportamental, avalie se ele não anda entediado ou se não vem sendo muito mimado. Reforce os bons comportamentos acariciando-o e dando atenção a ele quando estiver calmo, e não quando demandar atenção fora de hora e de maneira escandalosa, combinado?

Você também tem um gato que funciona como despertador em casa? Então, aproveite e conte sua experiência nos comentários!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.