Astronauta alemão captura imagens incríveis de lançamento de foguete russo

Astronauta alemão captura imagens incríveis de lançamento de foguete russo

Último Vídeo

Se os lançamentos espaciais podem ser incrivelmente belos quando vistos aqui da Terra, imagine só poder assistir a tudo lá do espaço — a partir de uma posição pra lá de privilegiada! Pois a Agência Espacial Europeia compartilhou um time lapse de um vídeo capturado recentemente pelo astronauta alemão Alexander Gerst a partir da Estação Espacial Internacional, e as imagens são incríveis, já que oferecem um ponto de vista diferente do que estamos habituados.

Vista privilegiada

Mais especificamente, o que Gerst registrou foi o lançamento do foguete russo Progress MS-10, que partiu no dia 16 de novembro do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com um carregamento de suprimentos destinados à ISS. O astronauta alemão, por sua vez, acompanhou a tudo a partir de seu posto — no módulo Cupola, em órbita a cerca de 400 quilômetros de altitude.

A viagem toda — do cosmódromo até a Estação Espacial — tem duração de mais ou menos 2 dias, e o equipamento utilizado para capturar as imagens foi programado para registrar o progresso do foguete em intervalos regulares. As cenas do vídeo foram criadas a partir dessas fotos todas e mostram cerca de 15 minutos do lançamento comprimidas em apenas um minuto, e as imagens se encontram com uma velocidade entre 8 e 16 vezes superior à normal. Assista:

O vídeo acima, aliás, revela alguns momentos emblemáticos dos lançamentos espaciais, como a separação dos foguetes auxiliares (minuto 00:07), seguida por outro estágio do Progress MS-10 (minuto 00:19) — que pode ser vista queimando na atmosfera terrestre (00:34). Depois, vemos a nave já em órbita e seguindo viagem com direção a ISS — com seu carregamento, que incluía 440 litros de água, 750 quilos de material propelente e 75 kg de oxigênio e ar. Bacana, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.