Descoberto carbono mais duro que o diamante, mas flexível como a borracha

18/01/2019 às 05:001 min de leitura

O diamante e a borracha possuem características muito sensíveis ao toque humano: o primeiro é bem resistente, enquanto a segunda possui bastante flexibilidade. Agora, já imaginou um tipo de carbono – o mesmo material que forma o diamante – ser capaz de ter tanto as propriedades da flexibilidade quanto da dureza? Foi o que descobriram cientistas da China e dos Estados Unidos.

Cada tipo de ligação entre os átomos de carbono pode resultar em um material diferente. Ligações “sp³” formam o diamante, enquanto as “sp²” geram o grafite, do qual se deriva o grafeno. Já o carbono vítreo também se origina de ligações “sp²” e apresenta característica do grafite e da cerâmica.

Ligações de carbono

Agora, os cientistas criaram o carbono vítreo comprimido, que mistura ligações “sp²” e “sp³”, fazendo com o que material tenha características incomuns. O produto é leve e de fácil reprodução, podendo vir a ser usado tanto em coletes à prova de balas, por exemplo, quanto em equipamentos eletrônicos.

O sonho dos pesquisadores é encontrar um tipo de carbono que possa substituir o silício, principalmente na indústria eletrônica. Com uma produção relativamente simples, usando máquinas que aplicam alta pressão no carbono, o material poderia ser facilmente recriado em larga escala. Falta, porém, compreender completamente suas funcionalidades.