Por falta de trajes adequados, passeio espacial só com mulheres é cancelado

27/03/2019 às 12:002 min de leitura

O primeiro “passeio espacial” realizado apenas por mulheres – que até noticiamos aqui no TecMundo na última sexta-feira (22) – não vai acontecer no próximo dia 29 como estava marcado por um motivo bem simples: a NASA não possui trajes espaciais no tamanho correto para que as duas astronautas, Christina Koch e Anne McClain, saiam ao mesmo tempo da Estação Espacial Internacional (ISS) para trocar mais de suas baterias.

Isso mostra um despreparo por parte da agência espacial americana em relação a astronautas do sexo feminino

Acontece que a NASA enviou para a ISS juntamente com seus tripulantes apenas um traje espacial capaz de suportar as condições externas da estação no tamanho médio – o que é usado pelas duas astronautas. Com isso, a missão de sexta-feira ainda vai acontecer, mas Anne McClain, que já fez seu spacewalk na semana passada, vai ser substituída por Nick Hague para que Koch também possa ter a experiência inigualável de flutuar no espaço – e claro, trabalhar na troca das baterias da ISS.

Pisou na bola!

Apesar da culpa da NASA em não ter previsto o acontecido, é complicado definir exatamente o tamanho da roupa espacial que um astronauta vai usar. Em primeiro lugar, nós ficamos um pouquinho mais altos quando estamos em ambiente de microgravidade. Outro detalhe que influencia são os movimentos e as necessidades dos astronautas, que podem ser afetados pelo tamanho do traje usado.

Ainda assim, isso mostra um despreparo por parte da agência espacial americana em relação a astronautas do sexo feminino; afinal, quantas vezes ouvimos que um homem deixou de caminhar no espaço por problemas com o tamanho das roupas? Caso estivessem mais bem preparados para o trabalho de mulheres no espaço, isso certamente não teria acontecido.

Com isso, esperamos que a NASA aprenda a estocar uma diversidade maior de trajes espaciais na ISS para que cada vez mais mulheres possam experimentar sem obstáculos uma atividade que até hoje ainda é muito dominada por figuras masculinas.

Por falta de trajes adequados, passeio espacial só com mulheres é cancelado via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: