Raríssima baleia-cinzenta albina é avistada no México; confira

08/04/2019 às 02:002 min de leitura

Quem viaja para observar baleias sabe o quão especial é ver os animais surgirem da água e mostrarem todo seu tamanho diante dos barcos de turistas. Mas, a viagem pode ser ainda mais especial quando se trata de uma espécie rara. Isso aconteceu com o instrutor de mergulho Manuel González, que operar tours de observação de baleias. Ele estava passeando com amigos na Baia de Magdalena, na parte sul da península mexicana de Baja California, quando avistou a baleia cinzenta branca.

"No começo, pensamos que poderia ser uma baleia cinzenta muito esbranquiçada, mas, neste caso, era um albinismo de 100%", disse González ao jornal Daily Mail. “Quando vi esta baleia, não acreditei que o meu sonho se tornasse realidade. Eu vi animais albinos apenas em fotos, documentários e artigos de ciência, mas eu sempre pensei: eu gostaria de ver isso para valer algum dia", confessou. 

Crédito: Manuel González

Essa não foi a primeira vez que a baleia albina foi vista, no entanto. Uma baleia-cinzenta albina foi avistada em 2008, na costa do México, quando era apenas um filhote. Na época foi apelidada carinhosamente de Galón de Leche, galão de leite, em português. Em fevereiro de 2017, uma baleia-cinzenta também foi observada com um filhote todo branco, que foi chamado de Costalito de Sal, pequeno saco de sal, em português. Então, não é possível afirmar com segurança que a baleia vista por González é realmente Galón de Leche, mas é provável. 

Outro fato importante é que se sabe que existem mais baleias albinas ao redor do mundo. Em Sidney, na Austrália, Migaloo já foi considerada a única baleia jubarte branca do mundo. No entanto, em 2011, uma baleia jubarte albina foi flagrada nas mesmas águas. Foi nomeada MJ (Migaloo Junior), embora não tenha sido confirmado se Migaloo é realmente o pai. As orcas brancas também foram filmadas na costa da Rússia.

O albinismo - uma condição genética em que o corpo não produz melanina, o pigmento escuro que ocorre no cabelo, pele e pele - é bastante raro em animais, embora tenha sido observado em uma grande variedade deles, de orangotangos e pinguins a zebras e girafas. O oposto, o melanismo, quando há um excesso de pigmento escuro, também ocorre, na maioria das vezes em grandes felinos, mas ocasionalmente em outros animais.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: