Diplópode da era dos dinossauros é encontrado intacto dentro de âmbar

Diplópode da era dos dinossauros é encontrado intacto dentro de âmbar

Último Vídeo

Pesquisadores recentemente encontraram um diplópode de 99 milhões de anos em Myanmar, preservado em âmbar. O sobrevivente da época em que os dinossauros habitavam o nosso planeta, durante o período Cretáceo da Era Mesozóica, tem apenas 8,2 milímetros.

São chamados de diplópodes o grupo de artrópodes com dois pares de patas na maioria dos seus segmentos corporais. Popularmente, são conhecidos como piolhos-de-cobra.

A descoberta foi tão importante que os cientistas precisaram criar uma nova subordem para o artrópode. Este é o primeiro fóssil da ordem Calipodida encontrado, e sua existência levanta dúvidas de quando surgiram os primeiros animais de sua ordem: ao menos há 100 milhões de anos. Para estudá-lo detalhadamente, o grupo de pesquisadores utilizaram um microscópio de raio X 3D já que sua estrutura foi perfeitamente preservada pelo âmbar.

Foto: Leif Moritz

Batizado de Burmanopetalum inexpectatum, uma referência ao local onde foi encontrado, Burma, que hoje se chama Myanmar, e à palavra "inesperado", o espécime demonstra que os artrópodes Calipodida tiveram poucas mudanças em sua aparência, mas algumas características morfológicas evoluíram significativamente.

No âmbar haviam outros 528 diplópodes, mas este foi o único de sua ordem encontrado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.