Neil deGrasse Tyson conta como dragões queimam até pedra em Game of Thrones

15/05/2019 às 08:002 min de leitura

Sabemos muito bem que Westeros não possui nenhum compromisso com a nossa realidade, mas a comparação entre os dois mundos é inevitável. Caso você não tenha assistido ao penúltimo episódio da saga, “The Bells”, avisamos que abaixo os spoilers serão inevitáveis.

Quem melhor do que um famoso divulgador científico para avaliar o grau de destruição causado por Drogon? Neil deGrasse Tyson – astrofísico, escritor e diretor do Planetário Hayden – aceitou o desafio e explicou de forma bem direta os efeitos causados pelo fogo de um dragão.

Jato bombástico

Muita gente ainda deve estar chocada com a atitude de Daenerys, que, mesmo após os sinos, que indicavam rendição, começarem a tocar, resolveu destruir Porto Real com seu dragão. Os efeitos especiais tornaram o ataque impressionante, mas um espectador mais criterioso poderia pensar: como as edificações ficam em chamas se elas são feitas de pedra?

Reprodução/HBO

A princípio, esse é um pensamento válido, mas Tyson explicou ao Insider que a questão é muito simples. Segundo ele, uma baforada de dragão se comportaria de forma muito semelhante a uma bomba. O princípio de funcionamento desse tipo de dispositivo é o aquecimento repentino do ar ao seu redor.

Quando transferimos essa ideia para o massacre causado por Daenerys, temos um jato de fogo entrando rapidamente em ambientes enclausurados. Essa combinação faz com que eles explodam, criando uma onda de choque que destrói tudo ao seu redor.

Reprodução/Stephen Najarian

As edificações de pedra não teriam muitas chances, pois as condições criadas ao redor delas seriam extremas. Apesar de o fogo não atingir diretamente as estruturas em todas as situações, o calor criado pela intensidade do ataque faria com que tudo por perto queimasse ou explodisse.

Como falamos no começo, a série possui uma realidade própria e nos livros situações em que dragões derreteram pedras já foram relatadas. O principal exemplo é Harrenhal, local onde Arya ficou presa na segunda temporada da série. O castelo já foi o maior de Westeros, mas com seu dragão, chamado Balerion, Aegon Targaryen transformou suas torres em ruínas.

E aí, você acha que no último episódio Daenerys pretende destruir outros locais com o auxílio de Drogon? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: