Thomas Edison matou animais eletrocutados para provar um ponto?

01/07/2019 às 11:002 min de leitura

Thomas Edison pode ser considerado o homem que nos "deu à luz", afinal foi ele o responsável por criar a lâmpada incandescente, após conseguir produzir uma iluminação durável quando fez passar uma corrente elétrica por um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia. Foi assim que teve fim a era da iluminação a querosene ou a óleo. Dessa maneira, é impossível negar a importância de Edison em nossas vidas. O inventor teve mais de 2.300 invenções patenteadas ao longo de sua vida (1847-1931), muitas das quais usamos até hoje (mais modernizadas, é claro).

Mas um episódio controverso da vida de Thomas Edison sempre foi motivo de arrepios. Dizem que para provar sua teoria de que a melhor forma de distribuir energia seria através de uma corrente contínua e não alternada, como defendiam seus concorrentes, Edison teria eletrocutado - e matado - a elefante Topsy, em 1903. Para evitar que o animal apenas se queimasse ou ficasse muito machucada depois da corrente elétrica, Topsy foi aimentada com cenouras recheadas de cianureto antes da carga de mais de 6 mil volts atingir ser corpo.

Foto: Reprodução/History

Terrível, não é? Mas o pior é que existe uma gravação do "experimento" cuja imagens foram feitas justamente pela empresa de cinema que Thomas Edison havia criado. Com o passar dos anos, criou-se a afirmação de que o próprio inventor puxou a alavanca para eletrocutar Topsy.

Mega Curioso foi checar essa história e descobriu duas versões. A primeira é de que, sim, Thomas Edison foi o responsável por matar a elefante para provar a teoria da corrente contínua. O episódio ficou conhecido na história como a Guerra das Correntes, pois envolveu outros cientistas e empresas que alegavam que a melhor maneira para distribuir energia era através de correntes alternadas. 

No entanto, a segunda versão diz que tudo não passa de uma confusão de informações. Sim, Thomas Edison discutiu e defendeu a corrente contínua, e, sim, era dono de uma empresa de cinema. Mas ela foi vendida 10 anos antes do episódio com a elefante Topsy acontecer, não sendo Edison o responsável pelo ato.

O sacríficio da elefante aconteceu depois que Topsy, considerada muito brava, matou um expectador do circo em que era uma das atrações. Muitos dizem que o comportamento agressivo da elefante era consequência dos maus-tratos e violência a que era submetida.

Os proprietários do circo queriam fazer do sacríficio da elefante "uma atração pública", mas o pedido foi negado pela Sociedade Protetora dos Animais. Entrentanto, existem relatos de que uma multidão assistiu a morte da elefante.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: