
Mistérios
12/07/2019 às 04:00•5 min de leitura
Uma equipe de biólogos marinhos fez história ao identificar um tubarão-albafar (Hexanchus griséus), também conhecido como cação-bruxa, por meio de um submarino. O animal é uma espécie que vive há milhares de metros abaixo do nível do mar e se move para as águas mais rasas durante a noite para se alimentar.
A OceanX divulgou os vídeos impressionantes do tubarão com uma trilha sonora bem sinistra, olha só:
A blow-by-blow of our evening as we took our (literal) last shot at tagging an animal from a submersible for the first time ever. First, the setup... pic.twitter.com/uiAeSWqEnP
— OceanX (@oceanx) July 1, 2019
Como o tubarão-albafar vive no mar profundo, sabemos relativamente pouco sobre esse gigante isolado. Ele mede aproximadamente 4,5 metros, mas podem chegar a 8 metros e pesar até 600kg. Essa espécie é extremamente primitiva e até hoje é um predador dominante no seu habitat.
Agora que os pesquisadores conseguiram identificar os tubarões por meio dos submarinos, espera-se que eles consigam rastrear alguns animais individualmente para ter uma melhor compreensão dessas criaturas misteriosas.
Embora os cientistas tenham conseguido com sucesso atrair seis tubarões para a superfície com o objetivo de analisá-los, o processo pode deixar os bichos desorientados e confusos – algo que é ruim para eles e que também torna a pesquisa menos confiável. A equipe da OceanX afirma que as informações podem ser distorcidas, já que leva algum tempo até que o tubarão volte a se comportar normalmente.
Agora, com o submarino, a esperança é de que eles consigam rastrear os animais em seu ambiente favorito, a 2.500 metros abaixo do nível do mar. Foram feitas duas tentativas, a primeira delas em agosto de 2018, mas todas fracassaram em conseguir aplicar uma etiqueta de satélite no animal. A terceira, em junho de 2019, foi bem sucedida.
A conquista não foi fácil e foram três dias tentando até que os cientistas conseguissem marcar um macho grande. O que prova que agora, com a ajuda da tecnologia dos submarinos, vamos poder descobrir muito mais sobre o misterioso mundo no oceano.