Estilo de vida
16/08/2019 às 05:00•1 min de leitura
Conraua goliath é o nome científico dessa figura que pode ser encontrada apenas na região de Camarões e na Guiné Equatorial. Essa rã gigante que pesa aproximadamente três quilos, mede cerca de 34 centímetros e por sua forte estrutura corporal, é capaz de garantir impulso para saltos de até três metros de altura.
Uma equipe de cientistas alemães e camaroneses resolveu pesquisar essa espécie mais a fundo para entender, além de seu comportamento, quais características poderiam proporcionar todo esse tamanho. Publicado recentemente no Journal of Natural History, o estudo aponta que, por serem anfíbios extremamente medrosos, sua correta observação está sendo altamenta prejudicada.
Enquanto a equipe elabora estratégias para montar armadilhas fotográficas para capturar provas reais, o que hoje já se sabe, graças à observação dos locais nos quais os animais vivem, é que essas rãs são capazes de mover pedras de até dois quilos para montar seus ninhos e proteger os girinos. Talvez por essa capacidade (ou necessidade), ao longo do tempo, essa espécie tenha ganho cada vez mais força.
Assim como diversos outros animais de toda a fauna, infelizmente essa espécie está em risco de extinção. E neste momento é fundamental que pesquisadores compreendam seus hábitos e, eventualmente, consigam capturá-los com a finalidade única de mantê-los em segurança e seguir o processo de reprodução.