Saiba mais sobre a equidna, o mamífero que bota ovos como o ornitorrinco

Saiba mais sobre a equidna, o mamífero que bota ovos como o ornitorrinco

Último Vídeo

O que é, o que é? Parece um ouriço, mas não é. Tem uma língua pegajosa de 17 a 20 cm, um narigão comprido e um jeito de capturar insetos como um tamanduá (mas não é um) e além disso tudo, ainda põe ovos, mas é um mamífero. E não é o ornitorrinco.

Provavelmente uma invenção de uma criança com muita imaginação? O novo protagonista de uma animação? Que nada! Essas características — todas elas — são de um mesmo animal, mas precisamente de um mamífero: a equidna.

Reprodução SuperCurioso

Dica: se você olhar a foto primeiro e ler a descrição depois, o Mega Curioso jura que o bichinho é muito fofo.

O nome equidna é uma homenagem a um personagem da mitologia grega que era chamada de “mãe de monstros lendários”. E vamos combinar que com todas essas especificidades, lendário é algo que uma equidna realmente é. É o único mamífero, além do ornitorrinco, a botar ovos e vive principalmente na Austrália, Tasmânia, nas ilhas da Nova Guiné e em Salawati.

Selfie com uma equidna? Esqueça. Eles são bichinhos difíceis de serem encontrados. Medem entre 35 e 45 centímetros e podem pesar de dois a sete quilos. São considerados insetívoros e seu lanche favorito é uma porção de formigas ou cupins. Possuem um supersentido para farejar comida, já que seu rosto tem uma série de receptores eletrotáteis que emitem eletricidade quando estão perto de suas presas.

Depois de fecundada, a equidna fêmea põe um único ovo que é incubado por 10 dias. Depois do nascimento, a pequena equidna ainda permanece em uma bolsa marsupial temporária até 50 dias, quando seus espinhos começarem a sair (ah, a adolescência). A expectativa de vida de um desses animais é de 20 anos, podendo chegar a 50 se estiverem vivendo em cativeiro.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.