Jovem cientista chileno descobre bactéria capaz de 'comer' pneus

28/08/2019 às 11:002 min de leitura

A reciclagem de pneus era, até agora, um dos maiores desafios de cientistas que se debruçam sobre possíveis métodos de reutilizar a borracha retirando-a do meio ambiente sem que ela faça um estrago ao planeta. Bom, um jovem chileno não apenas descobriu um meio de reciclar pneus, como não se trata exatamente de retirá-lo e destiná-lo e sim de deixá-lo ser “devorado”. A descoberta é, sem dúvida, um importante passo para a reciclagem e um salto para a redução dos níveis de poluição.

O cientista chileno tem 19 e encabeçou, junto com seu professor, uma importante descoberta para a ciência do mundo todo. Ele conseguiu detectar uma bactéria com uma função especial: se alimentar de borracha. A bactéria é capaz de degradar pneus rapidamente enquanto naturalmente eles podem levar até mil anos para se decompor.

aFonte: Unsplash/Imthaz Ahamed

Descoberta levará cientista para congresso na Alemanha

Aos 19 anos, o jovem cientista Jorge Miles pode revolucionar a ciência com sua descoberta e ela ainda dará a ele a chance de competir em um congresso na Alemanha, tamanha relevância que seu achado científico possui.

O estudo foi realizado em parceria com seu professor Patricio Nuñez e aponta ainda que graças a esse método de desfragmentação dos pneus, os resíduos podem ser rapidamente eliminados, sendo transformados em álcoois que servem para produção de biocombustíveis. Além disso, poderão servir de alimento, criando açúcares que podem servir para alimentar outras bactérias – não são próprios para o ser humano.

Fonte: Universidad Católica

Para Tomás Péres-Acle, do Instituto do Milênio da Universidade de Valparaíso, essa é uma inovação que pode, potencialmente, mudar o mundo. “Hoje não existem métodos eficazes que ajudem a degradar os pneus mais rapidamente”, salienta.

O congresso Falling Walls Lab, no qual o chileno apresentará sua descoberta acontece em novembro.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: