Gêiser mais alto do que a Torre de Pisa? Sim, senhor!

Gêiser mais alto do que a Torre de Pisa? Sim, senhor!

Último Vídeo

Inclinada e histórica, a Torre de Pisa tem 57 metros de altura e por incrível que pareça, é menor do que o gêiser mais ativo conhecido pela ciência, o Steamboat. É lá Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, que o gêiser “cospe” vapor e água fervente capaz de superar a altura da torre italiana.

Mais do que isso, em algumas erupções ele até mesmo dobra a altura de Pisa. Ocorrendo aproximadamente duas vezes por mês, as erupções do gêiser variam de altura entre 60 e 115 metros e com uma temperatura de cerca de 71 °C.

As principais erupções costumam podem durar de 3 a 40 minutos, embora algumas mais longas puderam ser observadas durante a sua fase mais ativa, em 2018. Se você ficou curioso e quer se programar para ver os poderosos jatos de vapor, má notícia: não há previsibilidade nas erupções do Steamboat, tendo intervalos registrados que vão de três dias a 50 anos.

Foto: Xataka

Entre 1911 e 1961, o gêiser ficou inativo, mas entre 2018 e 2019 entrou em um período intenso de erupções, com mais de 40 relatas em um ano. A mais recente aconteceu no dia 19 de junho deste ano e foi a 23ª de 2019 – a de número 55 desde sua “reativação” em 2018.

Se hoje o título de erupção mais alta é dele, até 1904 ele pertencia ao Waimangu Geyser, que ficava na Nova Zelândia, chegando a registrar jatos de até 490 metros. Mas, naquele ano, um deslizamento de terra alterou o lençol freático da região e, desde então, não houve mais erupção.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.