Já notou seu gato de boca aberta durante o dia? Entenda esse hábito felino

Já notou seu gato de boca aberta durante o dia? Entenda esse hábito felino

Último Vídeo

Donos de gatos entendem que os bichanos possuem hábitos bastante peculiares — que beiram o inusitado — para muitas coisas. Desde o fato de fazer suas necessidades em locais com terra ou areia para em seguida enterrá-las, até ser um caçador nato e viver com insetos, ratos ou até pássaros em suas bocas. Dentre todos esses detalhes, você já havia notado que após cheirar algo o felino mantém sua boca aberta?

O gesto, embora pareça ser uma tentativa de inalar mais ar, é uma forma de analisar o que acabara de farejar. Ao abrir a boca, o felino dá a liberdade ao aroma para passar pelo órgão de Jacobson — ou órgão vomeronasal, como também é conhecido — na parte superior da boca. O órgão, por sua vez, ajuda o bichano a identificar o cheiro.

a(Fonte: VisualHunt)

Não só gatos possuem esse hábito, como também seus primos leões e tigres. O órgão vomeronasal está presente em inúmeros mamíferos, anfíbios e répteis. No caso dos gatos, não só é uma forma de conhecer melhor os aromas, como também é uma ferramenta para ajudar no acasalamento. Se lembra de fotos de gatos com língua levemente para fora?

Neste caso, a língua está trabalhando em conjunto com o vomeronasal para detectar feromônios no ambiente. Esse hábito é mais comum em gatos machos, que avaliam a compatibilidade com a fêmea e o momento certo para acasalar. As fêmeas, por outro lado, usam essa ferramenta para encontrar seus filhotes.

Além de útil, devemos concordar que o hábito é bastante fofo, não é?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.