
Artes/cultura
04/09/2019 às 02:00•1 min de leitura
O rover lunar Chang'e-4 da China descobriu uma substância estranha durante suas atividades de exploração no lado oposto da Lua. Incrivelmente colorida e com aspecto semelhante a um gel, o material foi visto no dia 28 de julho por um membro da equipe que estava verificando imagens da câmera principal do veículo.
O veículo espacial em questão é o Yutu-2, que tomou outra direção depois de tropeçar nesta surpresa no oitavo dia lunar da missão. Os cientistas concentraram todos os esforços para tentar descobrir o que era o material estranho encontrado.
O veículo estava navegando por uma área repleta de pequenas crateras e, no dia 28, a equipe Chang'e-4 estava preparando para desligar o Yutu-2 para que ele tirasse uma "soneca" do meio-dia e ficasse protegido da alta temperatura e da radiação do Sol no céu. Foi então que um dos membros da equipe avistou na câmera principal uma pequena cratera contendo um material com cor e brilho diferentes do que geralmente se vê na superfície lunar.
Com a ajuda de câmeras, o Yutu-2 se aproximou da cratera e mirou nos arredores da substância colorida e com aspecto de gel. A área foi avaliada com a tecnologia VNIS, um espectrômetro visível e infravermelho que detecta luz dispersa ou refletida em materiais para revelar sua composição.
Por enquanto, os cientistas da missão não se pronunciaram sobre a natureza do material colorido, descrevendo apenas que ela é "semelhante a um gel" e tem uma "cor incomum". Outros pesquisadores que não fazem parte da missão sugeriram que a substância pode ser vidro derretido criado a partir de meteoritos que atingem a superfície da Lua.